Secretaria Municipal de Saúde abre 3ª Residência Terapêutica da Capital

14/08/2020 | 10:51 | 546

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu, neste mês de agosto, a 3ª Residência Terapêutica do Município, que faz parte do programa instituído para a desospitalização de pacientes com transtornos mentais de longa permanência. Ao todo, serão 10 homens, provenientes do Hospital Juliano Moreira, do Instituto Psiquiátrico Forense e do Instituto de Psiquiatria da Paraíba, que irão se mudar para o local.

A Residência Terapêutica é uma casa comum, onde são acolhidas pessoas que foram abandonas em instituições psiquiátricas por muitos anos e não possuem qualquer vínculo familiar. Esses pacientes passam a morar nessa casa, com maior independência e são reinseridos aos poucos na sociedade. Além de pacientes de hospitais psiquiátricos, a casa é aberta também para moradores de rua e presidiários com transtornos mentais, que comprovarem não ter qualquer vínculo familiar.

“As Residências Terapêuticas têm sido de extrema importância para a luta antimanicomial, pois ao dar um lar a essas pessoas, antes esquecidas em hospitais, estamos garantindo seus direitos como cidadãos. Além disso, mostra a sociedade que é possível, mesmo com problemas mentais, viver normalmente em sociedade”, explicou a diretora de Saúde Mental, Alessandra Cruz.

Os Centros de Atenção Psicossociais (Caps) são responsáveis por fazer essa ponte entre o paciente e a residência e ajudam no processo de retirada do hospital através de visitas, conversas e acolhimento. Além da equipe multidisciplinar do Caps, a residência conta com cuidadores, que mantém a casa em funcionamento, ajudando nos afazeres domésticos, e técnicos de enfermagem, que cuidam da saúde dos residentes.