Semana do Bebê

Secretaria de Saúde vacina crianças dos CMEIs e escolas municipais contra a Influenza

22/05/2023 | 20:00 | 608

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou a vacinar, nesta segunda-feira (22), as crianças das escolas e Centros de Educação Infantil (CMEIs) do município contra a Influenza. A ação teve início dentro da programação da Semana do Bebê, mas segue até o mês de junho nas instituições municipais de ensino.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Alline Grisi, ao todo, serão disponibilizadas, diariamente, 10 equipes de saúde para imunizar as crianças. “A partir desta segunda, as equipes estão em cinco escolas e cinco centros de educação infantil para aplicar as doses da vacina em nossas crianças. Então é muito importante que os pais autorizem a imunização de seus filhos para que eles estejam protegidos contra a Influenza”, destacou.

Nesta terça-feira (23), serão visitadas as escolas Duarte da Silveira (Costa e Silva), Américo Falcão (Cristo), Carlos Neves da Franca (José Américo), Senador Ruy Carneiro (Mandacaru) e Anita Trigueiro do Valle (Cabo Branco); e os CMEIs Floriano Augusto da Silva (Bairro dos Novais), Rodrigo Moreno Costa (Cristo), Benjamin Gomes Maranhão (Mangabeira), Yala Petit de Araújo Ferreira (Centro) e Artur Antônio Belarmino Ferreira (Bancários). O cronograma completo está disponível no link: https://hipl.at/y044.

Durante a ação de imunização, também será disponibilizado nos CMEIs e escolas o cadastro do cartão SUS para aquelas crianças que ainda não estão cadastradas e a suplementação de vitamina A para as crianças menores de 5 anos de idade.

Semana do Bebê – Além da vacinação nos CMEIs e escolas, a SMS preparou outras atividades para a Semana do Bebê nas unidades de saúde da família como ações de prevenção à saúde da criança, rodas de conversa e práticas integrativas e complementares para os pais e responsáveis, recreação e alimentação saudável para os bebês.

Nesta terça-feira (23), a programação conta com uma oficina de cuidados com o bebê na USF Saúde e Vida (Ernani Sátiro), roda de conversa sobre aleitamento materno e saúde bucal do bebê na USF Vieira Diniz (Jardim Veneza), orientações sobre atividades físicas e primeiros socorros na USF Doce Mãe de Deus (Valentina Figueiredo), roda de conversa sobre a importância da amamentação e a puericultura na USF Colibris I (Cidade dos Colibris), orientações sobre amamentação e importância da vacinação na USF Mandacaru VII e roda de conversa sobre o desenvolvimento da linguagem infantil na USF Viver Bem (Treze de Maio).

Normalmente, realizada na última semana do mês de maio, a ‘Semana do Bebê’ tem a finalidade de reforçar a importância de garantir o desenvolvimento da criança na Primeira Infância (do nascimento aos seis anos de idade). Durante toda a semana, são realizadas atividades em diversos serviços, de modo intersetorial, principalmente na Atenção Básica, que é a porta de entrada para a Rede Pública de Saúde, e nos Centros Municipais de Educação Infantil, através das equipes do Programa Saúde na Escola.