Assistência à população

Secretária de Saúde se reúne com setores da pasta para reorganizar fluxos de atendimento na rede municipal

04/01/2022 | 12:00 | 1070

A secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, se reuniu, nesta terça-feira (4), com o secretário executivo, Luís Ferreira Filho, diretores e gerentes de diversos setores da pasta para reorganizar os fluxos de atendimento na rede pública de saúde municipal. O objetivo é gerar maior resolutividade na assistência prestada à população que está voltando a procurar os serviços de saúde com outras enfermidades e agravos neste momento de redução de novos casos de Covid-19 na Capital.

De acordo com a secretária Margareth Diniz, a reorganização de fluxos na assistência de saúde deverá evitar a sobrecarga de usuários em alguns serviços. “Tivemos essa reunião para que possamos viabilizar o fluxo dos pacientes que nos procuram, desde o momento em que são recebidos até a sua resolutividade, e darmos um ordenamento a fim de não sobrecarregar determinados locais”, afirmou.

O fluxo de atendimentos foi discutido com representantes da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu JP), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e Gerência de Atenção Básica.

Ainda segundo a secretária de Saúde, para possibilitar a reorganização e tomar as primeiras providências, é necessário compreender o funcionamento dos setores e ouvir as partes envolvidas no processo. “Assim estamos fazendo e espero que, a partir disso, haja o entendimento entre as equipes e possamos oferecer o melhor atendimento possível para a população”, destacou.

A rede municipal de saúde de João Pessoa é formada pela Atenção Básica, que conta com 203 equipes de saúde da família e 192 equipes de saúde bucal; Atenção Especializada, que inclui as seis policlínicas municipais, quatro centros de especialidades odontológicas (CEO), quatro centros de atenção psicossocial (Caps), dois centros de práticas integrativas e complementares à saúde (CPICS) e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD); Atenção Hospitalar, composta por cinco hospitais; e Rede de Urgência e Emergência (RUE), que inclui o Samu e quatro UPAs.