Exame essencial

Secretaria de Saúde reforça importância do Teste do Pezinho para identificação de doenças

07/06/2022 | 08:00 | 1242

Uma picadinha no pé do recém-nascido e algumas gotinhas de sangue são capazes de indicar se aquela criança apresenta certas doenças. Assim funciona o teste de Guthrie, popularmente chamado de ‘Teste do Pezinho’, um dos exames de triagem neonatal mais importantes. O teste é gratuito e ofertado nas maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Na rede municipal de saúde de João Pessoa, o teste é ofertado no Instituto Cândida Vargas (ICV).

Em 2021 foram realizados 2.427 testes no ICV. Já este ano, de janeiro até maio, foram 1.168 testes coletados, uma média de 250 por mês.

Obrigatório desde o ano de 1992, o teste do pezinho deve ser realizado após 72h do nascimento, preferencialmente entre o 3° e 5° dia de vida da criança, podendo ser feito até o 28° dia. A triagem neonatal, como também é chamada, acontece de forma rápida e segura e, é capaz de diagnosticar precocemente patologias como doença falciforme e outras hemoglobinopatias, deficiência de biotinidase, fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e hipotireoidismo congênito, entre outras.

A médica neonatologista do ICV, Juliana Soares, explica que a realização do exame ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor. “O teste do pezinho é importante para detecção precoce de doenças metabólicas, a maioria de base genética, que podem ser tratadas sem sequelas se diagnosticadas precocemente, ou seja, quanto antes for feito, maior a rapidez na identificação e início do tratamento”, destaca a médica.

Para realizar o exame, é preciso que o recém nascido esteja registrado e já possua cartão SUS. No ICV, o exame é realizado no ambulatório e as crianças já recebem o agendamento para o teste do pezinho logo ao nascer.

A realização do exame também é aberta ao público, ou seja, se o bebê nascer em outro local também pode realizar o exame no ambulatório da maternidade municipal, desde que esteja dentro do prazo, entre o 3° e 28° dia de nascido. Para isso, é necessário agendamento prévio através do telefone 3214-1856.

O ambulatório do ICV realiza o teste do pezinho de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.