‘Novembro Azul Sempre’

Secretaria de Saúde realiza manhã de cuidados voltados à saúde do homem na Policlínica do Cristo

23/11/2021 | 12:35 | 717

D R T R j 15855 Ivomasr GomesPereira

Dando continuidade às atividades da campanha Novembro Azul Sempre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta terça-feira (23) uma manhã de cuidados voltados à saúde do homem. A atividade aconteceu na Policlínica Municipal do Cristo e teve como foco a conscientização para prevenção e enfrentamento ao câncer de próstata.

Para o coordenador da Saúde do Homem, Késsio Brito, a ação tem como objetivo o cuidado integral a saúde do homem. “Aproveitamos o momento para reforçar a importância do cuidado continuado com a saúde do homem, temos um destaque no mês de novembro, mas nossas ações e serviços acontecem durante todo o ano. Além do cuidado com o câncer de próstata, também focamos no cuidado com agravos e doenças de maior incidência que levam ao adoecimento como hipertensão, diabetes. Então nossa orientação tem sido no sentido de que o homem busque os serviços de saúde, independente da época do ano e de forma preventiva, não apenas quando sentir algo ou depois de doente”, destaca.

Durante toda a manhã, os homens tiveram acesso a palestras sobre saúde do homem e sobre tabagismo, além dos serviços de saúde como consulta com médico urologista; atendimento odontológico; atualização da caderneta de vacinação; práticas integrativas e complementares à saúde; eletrocardiograma; agendamentos de ultrassonografia; teste de PSA (Antígeno Prostático Específico) e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais.

Um dos usuários que participou da atividade foi Ildebrando Araújo, de 63 anos, que aproveitou. Para ele, cuidar da saúde é algo rotineiro. “Estou sempre me cuidando, fazendo exames de rotina e buscando saber como está minha saúde, independendo do mês ser novembro, mas quando fiquei sabendo da ação de hoje, fiz questão de vir para dar mais uma verificada na saúde, fazer consulta com o urologista e alguns outros exames”, comenta o aposentado.

Programação – Durante este mês, serviços da Rede Municipal de Saúde estão realizando atividades em combate ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem. A campanha ‘Novembro Azul Sempre’ conta com atividades na Atenção Básica, por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), e ações nos serviços de Atenção Especializada, como as Policlínicas Municipais e Centros de Atenção Psicossocial (Caps).