Secretaria de Saúde realiza mais de 420 testes rápidos em ação do Pré-junino

20/05/2024 | 13:00 | 95

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado serviços de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) por meio do projeto ‘Saúde e Prevenção + Perto de Você’. Ampliando essas ações, equipes da Rede Municipal estão realizando atividades junto às quadrilhas juninas nas apresentações do pré-junino e, em dois finais de semana, 424 testes rápidos para detecção de ISTs foram realizados.

“Estamos acompanhando as apresentações das quadrilhas no pré-junino que acontecem nos bairros. Nossa ação é voltada para todos os que estão no evento, seja dançando ou que foram para prestigiar. Até o momento, foram realizados 424 testes rápidos e aplicadas 166 doses de vacinas. Do total de testes feitos, 11 deram reagentes para alguma IST e estas pessoas foram encaminhadas para nosso serviço de referência que é o SAE/CTA”, explica Gustavo Lira, responsável técnico da ação

A ação junto às quadrilhas teve início no dia 11 de maio, no bairro do José Américo. Na ocasião, foram realizados 92 testes que podem detectar infeccções HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, desse total, quatro deram reagentes para Sífilis e um para Hepatite B. Também foram aplicadas 37 doses de imunizantes que protegem contra a Influenza, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano e Hepatite B.

Já no segundo dia de ação (12/05) foram realizados 112 testes rápidos, com um resultado reagente para Sífilis e, aplicadas 40 doses dos imunizantes citados. No último final de semana, foram aplicadas 89 doses de vacinas e realizados 220 testes. Desses, cinco deram reagentes, sendo dois para HIV e três para Sífilis.

As ações do ‘Saúde e Prevenção + Perto de Você’ neste mês de maio seguem a programação do pré-junino realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Durante a ação, as equipes também atuam realizando orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis e formas de prevenção, além da distribuição de preservativos internos e externos e gel lubrificante. Nos casos de o exame dar reagente para alguma IST, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado da Rede Municipal de Ssaúde, o SAE/CTA, que funciona em prédio anexo à Policlínica Municipal de Jaguaribe.

Pré-junino – O evento, realizado pela Funjope, promove uma série de apresentações de quadrilhas juninas durante os finais de semana de maio, em diversos polos da cidade, funcionando como um aquecimento para o São João da Capital.