Atenção Especializada

Secretaria de Saúde realiza atividade em alusão ao Dia Nacional dos Ostomizados

17/11/2021 | 14:00 | 603

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta quarta-feira (17), uma ação em alusão ao Dia Nacional dos Ostomizados. O momento aconteceu no Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência, que é referência para o atendimento desses pacientes, contou com a participação de usuários da rede SUS municipal e, teve como foco o conhecimento para respeitar e combater o preconceito a pessoa ostomizada.

Durante a manhã, foram realizadas as palestras ‘Cuidados médicos em pacientes ostomizados’ e ‘Direitos legais dos Ostomizados’ ministradas pelos residentes do programa de coloproctologia da SMS. Além de rodas de conversa com médicos e enfermeiras, o momento também contou com dinâmicas e um café da manhã para os usuários.

“Estamos aproveitando a data para mobilizar a população e os usuários do outros serviços para conhecer, respeitar e combater o preconceito que surge com a pessoa ostomizada e até pelo próprio paciente, que muitos enfrentam dificuldades de auto-aceitação”, comentou Tatiana Lucena, coordenadora do Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência.

Para o usuário do serviço, Clemens Voss, a assistência prestada pelo Centro é um diferencial. “Sempre sou muito bem tratado aqui no Centro e é mais do que apenas receber a bolsa, realmente sinto o cuidado com a gente e essa atividade de hoje está sendo muito bom, além de nos proporcionar um momento diferente”, comentou o paciente.

Serviço – O Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência está localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

Assistência – Os pacientes ostomizados munícipes de João Pessoa e de outros 24 municípios pactuados, são atendidos no Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência.

“Nosso serviço é referência para as pessoas com estomias, prestando uma assistência interdisciplinar, objetivando sua reabilitação, com ênfase na orientação para o autocuidado, prevenção de complicações nas estomias e fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança”, explica Tatiana Lucena.

No serviço eles recebem, uma vez por mês, as bolsas que devem ser trocadas a cada dois dias. Além do insumo, os usuários também têm acesso às consultas com médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas.

Atualmente o serviço atende cerca de 450 pacientes ostomizados.

Ostomia – A Ostomia pode ser temporária ou permanente e trata-se de um procedimento cirúrgico para a confecção de um estoma, uma bolsa coletora, que cria um caminho alternativo de ligação do corpo com o meio exterior, tendo como objetivo ajudar no processo de eliminação de efluentes, na alimentação ou saída de fezes ou urina.

O procedimento pode ser necessário devido a diversos fatores a exemplo de tratamento de câncer ou acidente.