Alinhamento das ações
Secretaria de Saúde promove capacitação profissional em Vigilância Epidemiológica
28/11/2023 | 20:30 | 545
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) realizou, durante toda esta terça-feira (28), a 1ª Capacitação em Vigilância Epidemiológica, voltada aos profissionais da rede pública municipal de saúde. O evento teve como objetivo promover o alinhamento das ações e atividades, visando capacitar e integrar a equipe da Vigilância Epidemiológica (DVS) e as Referências Distritais (DAS).
“Realizamos um momento de alinhamento, voltado para a importância da vigilância epidemiológica em promover não apenas o papel de notificar, mas também da inclusão, investigação e produção de informações, em paralelo aos dois meios – atenção básica e vigilância – através dessas portas de entrada”, revelou Danielle Melo, gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS-JP.



A Vigilância Epidemiológica é um conjunto de ações que promovem a detecção e prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco. Observando por este aspecto, surge a importância de entender a diferença entre a vigilância passiva, na qual é baseada na notificação de doenças pelo profissional de saúde e outros profissionais, da vigilância ativa, baseada na busca ativa de casos em prontuários, domicílios, escolas, creches e comunidades.
Ao todo, participam da capacitação 47 profissionais, divididos entre técnicos da Vigilância Epidemiológica, assim como também das referências distritais.
-
Texto: George Medeiros
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
sms -
Tags
capacitação epidemiológica Saude SMS vigilância