Na orla

Secretaria de Saúde promove ações preventivas e educativas de combate à dengue

02/01/2023 | 14:00 | 935

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), promove as primeiras ações educativas e preventivas de 2023, relacionadas ao combate à dengue na Capital.

As atividades acontecerão na orla de João Pessoa, nos dias 5 e 12 de janeiro, das 16h às 20h, onde os agentes de endemias irão distribuir material educativo, assim como orientar a população e os turistas de como evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da doença.

“As ações realizadas durante este mês visam alertar a população a tomar um cuidado maior para um período onde observa-se o aumento da incidência de mosquitos do Aedes aegypti, devido às chuvas esparsas que ocorrem no período do verão. E é por isso que consideramos como de extrema importância esse chamamento à população para desempenhar o seu papel preventivo juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde” destacou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde da SMS-JP.

Os agentes deverão atuar com a distribuição do material educativo a partir da área do Busto de Tamandaré, assim como nas praias de Tambaú e Cabo Branco, aproveitando o aumento no fluxo de pessoas na área, promovendo uma maior divulgação e orientação à população sobre a prevenção à dengue.

Dengue – A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

Sintomas – O indivíduo acometido com dengue pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas da dengue, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.