Durante o mês de janeiro

Secretaria de Saúde promove ação de verão para a prevenção de ISTs

12/01/2023 | 11:00 | 582

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa vai promover uma ação de verão para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A atividade vai acontecer no Largo de Tambaú, durante os próximos três finais de semana do mês de janeiro, iniciando nesta sexta-feira (13) e seguindo até o domingo (29).

Nos nove dias de ação, equipes da Vigilância em Saúde de João Pessoa estarão no local, no período das 15h às 21h, realizando testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais; vacinação contra hepatite B e C e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); orientações ao público e distribuição de preservativos masculino e feminino.

“Temos buscado trabalhar a integralidade do serviço, não só visando a assistência, mas também promovendo a prevenção. Esse olhar integral é importante, tendo em vista que, no tocante às ISTs, podem ser evitadas e tratadas em tempo oportuno, diminuindo os riscos à saúde da população, fomentando cuidado integral aos cidadãos da Capital”, afirmou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa.

Serviço – Além das ações desenvolvidas pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), a rede municipal de saúde oferece os testes rápidos e orientações sobre ISTs rotineiramente nas unidades de saúde da família e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Para ter acesso, basta que o usuário vá até um dos locais e informe que gostaria de fazer o exame. O teste é realizado através da punção da polpa digital e o resultado sai em, aproximadamente, 20 minutos.

Caso o teste rápido dê positivo, o usuário recebe o tratamento no próprio CTA. Para ter acesso aos serviços do CTA, o usuário pode ser encaminhado pelas USFs ou por demanda espontânea, indo diretamente ao local. O serviço funciona das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira, no prédio da Policlínica Municipal de Jaguaribe, localizada na Rua Alberto de Brito, s/n°.

Calendário da Ação de Verão no Largo de Tambaú:

13, 14 e 15/01 – 15h às 21h

20, 21 e 22/01 – 15h às 21h