Alerta
Secretaria de Saúde orienta população para a prevenção no Dia Nacional do Diabetes
26/06/2023 | 16:00 | 506
Nesta segunda-feira (26), é celebrado o Dia Nacional do Diabetes. De acordo com dados do relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o número de pessoas com diabetes nas Américas, por exemplo, mais que triplicou em três décadas. Por causa disso, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz um alerta à população para a prevenção e a importância de se combater essa doença silenciosa.
Segundo Ana de Lourdes de Oliveira, coordenadora de Doenças Crônicas da SMS, o diabetes é uma doença que pode se apresentar de diversas formas, sendo as principais o diabetes tipo 1 – que tem sua origem de ordem genética e hereditária e o tipo 2 – adquirido a partir de maus hábitos alimentares e ao sedentarismo do indivíduo. Ainda existe o diabetes gestacional, que se desenvolve durante o período da gravidez.
“O indivíduo deve atentar para alguns sintomas que podem indicar a presença do diabetes no organismo, a exemplo de uma fome constante, sede intensa, desânimo, fraqueza, sonolência, tontura, perda de peso, urina em excesso, além da dificuldade na cicatrização de feridas e infecções constantes”, afirmou Ana de Lourdes de Oliveira.
Tratamento – Na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, existe um tratamento específico para cada tipo do diabetes, onde o cidadão pode se dirigir a qualquer unidade de saúde da família (USF), munido de RG, CPF e cartão SUS, no sentido de diagnosticar, tratar ou prevenir a doença.
“Como porta de entrada do SUS, temos a Atenção Básica com mais de 200 equipes em João Pessoa, que oferecem diagnóstico, tratamento e acompanhamento, promovendo assim um melhor prognóstico e qualidade de vida ao usuário. Além das USFs, temos os serviços de referência para os quais os pacientes são regulados pelo SUS”, destacou a coordenadora.
Prevenção – Quando falamos em prevenção do diabetes, isso se refere mais especificamente ao tipo 2 da doença, considerado o mais comum (90% dos casos). O diabetes tipo 1, considerado mais raro, é resultado de um defeito do sistema imunológico, ocasionado por herança genética, em conjunto com fatores ambientais como as infecções virais. Para uma boa prevenção do diabetes é necessária uma alimentação saudável, que serve tanto para prevenir quanto para controlar a doença. O consumo em excesso de calorias, associado ao sedentarismo, é a combinação perfeita para o ganho de peso.
A prática de exercícios físicos, a exemplo de uma rotina de 30 minutos de caminhada diária, já ajuda a prevenir o diabetes, além de melhorar o bem-estar e qualidade de vida de modo geral. Para quem está tratando da doença, esses exercícios são tão importantes quanto os medicamentos, e se tornam mais eficazes quando aliado a treinos aeróbicos como natação e corrida, e anaeróbico, como musculação.