Testes rápidos

Secretaria de Saúde oferta serviço itinerante para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis

27/01/2020 | 14:36 | 2936

D R T .R J 15855 Ivomar Gomes Pereira.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza ações de saúde itinerantes em diversos bairros da Capital para garantir a assistência e os serviços de prevenção. Equipes da Vigilância Epidemiológica destacam a importância do diagnóstico precoce das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) que, nestas ações, pode ser obtido por meio dos testes rápidos gratuitos para o HIV, sífilis e hepatites virais, e que também estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família. O resultado do exame fica pronto em 30 minutos.

Neste último final semana, os profissionais de saúde estiveram na 30ª temporada do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia. Foram realizados 604 testes, com dois diagnósticos positivos para HIV e nove para sífilis. Na ação, foram ofertadas vacinas de tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, hepatite B e dT (difteria e tétano).

Além dos exames, as equipes da Seção IST/Aids e hepatites virais também realizaram ações de promoção à saúde, com a distribuição de preservativos, gel lubrificante e orientação de cuidados. “As ações itinerantes vão até os usuários ampliando o acesso para assistência de forma dinâmica e alertando para importância do cuidado e do diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis”, informou Daniel Araújo, gerente de Vigilância Epidemiológica da PMJP.

“As pessoas devem ter a compreensão de que, quanto mais cedo for o diagnóstico do HIV e a pessoa iniciar o tratamento com antirretroviral, mais a chance de ficar com carga viral indetectável, e assim não ter progressão da doença e nem alteração da imunidade, que é a fase mais grave, que é a Aids”, completou o gerente.

D R T .R J 15855 Ivomar Gomes Pereira.

Serviços de Saúde – A rede municipal de saúde oferece diariamente à população pessoense testagem rápida para HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, e hepatites B e C. Além das Unidades de Saúde da Família (USF), o serviço também é realizado pelo Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que está localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe.

No Centro, antes de realizar o exame, o paciente é avaliado e recebe informações sobre a importância para medidas preventivas das IST. Em seguida, é coletada uma amostra sanguínea do paciente e o resultado do exame sai em 30 minutos.

Dados Epidemiológicos – Atualmente, estima-se que 866 mil pessoas vivam com o vírus HIV no Brasil e a epidemia no País é considerada estabilizada.

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, no período de 2015 a 2019 foram registrados 208 casos de óbitos por HIV/aids em residentes de João Pessoa. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), neste mesmo período foram diagnosticados 1.546 novos casos de HIV e 1.248 de Aids, que são aqueles que evoluíram para condição de doença, entre residentes de João Pessoa.