Hábitos saudáveis

Secretaria de Saúde Municipal promove ações de prevenção à obesidade nesta sexta-feira

02/03/2023 | 15:00 | 1045

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa promoverá, nesta sexta-feira (3), ações para incentivar a população a adquirir hábitos saudáveis. As atividades serão realizadas nas academias da saúde e nas Unidades de Saúde da Família, em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, lembrado neste sábado (4).

De acordo com a nutricionista e diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Alline Grisi, a obesidade é considerada fator de risco para uma série de outros problemas de saúde, a exemplo de diabetes e doenças cardiovasculares. “Para evitar obesidade, é importante criar hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente. Por isso, sempre fazemos esse trabalho de incentivo na Atenção Básica e, nesta data alusiva, estamos reforçando as orientações”, explicou.

Na Academia da Saúde do Geisel, a programação acontece das 8h às 12h e conta com aulas de dança, avaliação nutricional, palestras com nutricionista e psicóloga, verificação de pressão arterial e montagem de grupo de prevenção à obesidade. Já nas unidades de saúde da família, as equipes realizarão palestras e orientações sobre alimentação saudável para os usuários nas salas de espera, nos turnos da manhã (7h às 11h) e tarde (12h às 16h).

Serviço – A rede municipal de saúde disponibiliza diversos serviços que auxiliam na prevenção e no tratamento da obesidade, desde as orientações básicas nas USFs, atendimento especializado com nutricionistas nas policlínicas municipais, as atividades físicas nas academias da saúde e o programa Saúde em Movimento, realizado nas praças da cidade.

Além de todos esses serviços oferecidos à população, a Prefeitura de João Pessoa ainda possui o Serviço Municipal de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel para pessoas com obesidade grave, contando também com o Spa Bariátrico, que oferece acompanhamento diário e contínuo aos pacientes.