Dezembro Vermelho
Secretaria de Saúde inicia ações do mês de luta contra a Aids e outras IST
30/11/2022 | 19:00 | 1025
O Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado nesta quinta-feira (1º). A data marca o início do chamado ‘Dezembro Vermelho’ e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), elaborou uma programação durante todo o mês.
Nesta quinta-feira, haverá ação em todas as unidades de saúde da família da Capital, além do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE – CTA), localizado na Avenida Alberto de Brito, 411, Jaguaribe. Estes locais estarão mobilizados, das 8h às 12h, levando informações à população e ofertando os testes rápidos para detecção do HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Neste sábado (3), a SMS-JP vai ofertar, na Praça Rio Branco, no Centro, teste rápido para detecção de HIV, aconselhamento e também vai dispor da imunização contra a Covid-19, Influenza e hepatite B.
No domingo (4), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão presentes à tradicional Parada LGBTQIAP+,das 15h às 22h, no Busto de Tamandaré, ofertando ações de prevenção e proteção à saúde, a exemplo de testagem para detecção do HIV, aconselhamento e distribuição de preservativos.
“O Dezembro Vermelho simboliza um olhar diferenciado da gestão para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e iremos continuar intensificando as ações durante todo o mês de dezembro, a exemplo da disponibilização de testagem, informações, distribuição de preservativos, batendo sempre na tecla de que é importante o ato sexual seguro, paralelo ao uso do preservativo como forma de prevenção”, destacou Luis Ferreira, secretário de Saúde de João Pessoa.
Dia Mundial de Luta Contra a Aids – O 1º de dezembro foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde e é celebrado anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde fixar a data de comemoração. A data constitui uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global.