Assistência Integral

Secretaria de Saúde garante atendimento odontológico aos pacientes internos nos hospitais da rede municipal

05/06/2022 | 10:00 | 1092

Os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para o bom funcionamento da saúde como um todo e, para os que estão doentes e/ou internos em ambiente hospitalar, esses cuidados devem ser redobrados. Na rede municipal de saúde, a Prefeitura de João Pessoa garante uma assistência integral para os cuidados com a saúde da boca que, além dos atendimentos na atenção básica e especializada, também acontece na rede hospitalar.

Disponível nos cinco hospitais administrados pela Prefeitura, o serviço de odontologia hospitalar atende, diariamente, todos os pacientes internos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, os profissionais de saúde bucal também fazem visitas nos leitos de enfermaria, onde realizam orientações sobre a higiene bucal e atendimentos específicos, sempre que necessário.

Os dentistas hospitalares da rede municipal de saúde são responsáveis em diagnosticar, controlar e tratar dor e infecções bucais através de prescrições medicamentosas e tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos, além de remover quaisquer dispositivos orais que interfiram na saúde bucal, na condição sistêmica e, no controle de hemorragias.

“O cirurgião-dentista é o profissional capacitado para controlar, identificar e até remover focos de infecção bucais, hemorragias e manifestações na cavidade oral que podem surgir a partir das condições sistêmicas como doenças respiratórias, diabetes, uso de medicamentos e outras infecções. Por outro lado, as enfermidades sistêmicas também podem surgir a partir das condições orais, como na doença periodontal. Isso só reforça a importância e a necessidade do acompanhamento odontológico no ambiente hospitalar”, explica Lindoaldo Xavier, dentista e coordenador da saúde bucal hospitalar.

O profissional da rede municipal de saúde também explica que, de todos os sítios do corpo humano, a cavidade bucal é aquela que apresenta a maior diversidade de microrganismos, podendo funcionar como um reservatório de vírus e bactérias e, sua aspiração pode ser um dos fatores para ocorrência de infecções pulmonares, principalmente em pacientes internos em Unidades de Terapia Intensiva.

“De uma forma geral, o cirurgião-dentista atuando no atendimento hospitalar ajuda a diminuir a morbidade reduzindo o período de internação do paciente no hospital e, consequentemente, reduz custos hospitalares”, conclui o coordenador da saúde bucal hospitalar da Secretaria de Saúde.

A partir do serviço, o profissional de odontologia hospitalar realiza a higienização bucal, que é feita diariamente independente da necessidade ou não de outros procedimentos, além de exodontias simples, raspagem supragengival e subgengiaval, debridamento de lesões provocadas pela intubação, tratamento de lesões de tecidos moles e muitas outras, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Rede de Saúde Bucal – Em João Pessoa a rede de saúde bucal também presta assistência na atenção primária e especializada. Atualmente possui 192 Equipes de Saúde Bucal, compostas por dentistas e auxiliares de saúde bucal.

Nas Unidades de Saúde da Família (USF), espalhadas por todo o município, são ofertadas consultas, profilaxia (limpezas), restaurações, remoção de tártaro, urgências, extrações dentárias, entre outros serviços.

Os atendimentos especializados em saúde bucal acontecem em três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados em Jaguaribe, Cristo e Torre, este último funcionando 24h. Nos CEO são ofertados serviços de odontopediatria, cirurgia oral menor, endodontia (tratamento de canal), dentística (restaurações), radiologia, periodontia (tratamento da gengiva), estomatologia (diagnósticos de lesões da cavidade bucal), realização de biópsias e prótese dentária, além do atendimento especializado a pacientes com necessidades especiais.

Além de encaminhados das Unidades de Saúde da Família (USF), os CEO atendem usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de algumas Organizações não governamentais (ONGs) que atuam no seguimento da assistência psicossocial, bem como as crianças com doenças raras.