Saúde
Secretaria de Saúde do Município reforça importância da vacinação durante a gestação
14/07/2020 | 08:00 | 1241
A descoberta de uma gravidez é um momento muito importante na vida da mulher e exige vários cuidados para assegurar sua saúde e do seu bebê. Além de pré-natal e exames, a gestante precisa estar com sua caderneta de vacinação em dia. Sabendo disso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece as vacinas necessárias para proteger as mulheres durante esse período tão especial.
Ao todo, quatro vacinas estão disponíveis gratuitamente para as gestantes em qualquer sala de vacinação, nas Unidades de Saúde, e no Centro de Imunização: Hepatite B, que protege contra esse tipo de hepatite; dT, protege da difteria e tétano; dTpa, promove proteção contra difteria, tétano e coqueluche; e Influenza, que se trata de uma vacina trivalente que protege contra H1N1, H3N3 e influenza B.
A dTpa deve ser tomada a partir da 20ª semana de gestação e a cada nova gravidez da mulher. A vacina Influenza é ofertada todo ano, durante a campanha de vacinação, onde as gestantes têm prioridade. Esse ano, a vacinação dos grupos prioritários já aconteceu, mas ainda há vacina disponível para quem não tomou.
Fernando Virgolino, chefe de imunização da SMS reforça que a vacinação é de extrema importância: “estar com a vacinação em dia, não protege apenas a mãe, mas também a criança, mesmo após o nascimento, evitando que elas adquiram alguma doença até que possam tomar as vacinas”
É importante ressaltar que as vacinas indicadas durante a gestação têm eficácia comprovada para mãe e o bebê, sem causar qualquer risco para a saúde dos dois. Ao tomar a vacina, a gestante previne-se contra problemas graves de saúde e cria anticorpos que são transferidos para o bebê através da placenta e, após o nascimento, pelo leite materno.
-
Texto: Gabriela Neves
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Gilberto Firmino -
Secretarias
sms -
Tags
gestação gestante gravidez imunização pré-natal saúde saúde da gestante vacina vacinação