Até esta sexta

Secretaria de Saúde de João Pessoa realizada II Mostra de Saúde Bucal

21/10/2021 | 11:00 | 1098

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de João Pessoa realizou na manhã desta quinta-feira (21) a abertura oficial da II Mostra de Saúde Bucal do Município, que tem como foco a assistência aos pacientes com necessidades especiais, como pessoas com deficiência, crianças, gestantes e idosos. A Mostra teve início na tarde da quarta-feira (20), com um pré-evento, e segue até esta sexta-feira (22) com atividades presenciais e online.

Voltado aos profissionais de saúde bucal que atuam no município, a Mostra conta com a participação de especialistas de vários estados brasileiros e oportuna o debate sobre as práticas de acolhimento e tratamento em Odontologia para a pessoa com deficiência, abordando temas como síndromes, autismo e pacientes sistêmicos.

“Com foco na saúde bucal para pessoas com deficiência, nosso objetivo é capacitar nossos profissionais enquanto especialistas, mas, principalmente enquanto seres humanos para incluir essas pessoas que merecem cuidados realmente especializados em todos os serviços da rede e não apenas em serviços específicos”, destaca a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Município, Camila Castelo Branco.

De acordo coordenadora da Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde do Município, Andressa Cavalcante, o tema escolhido para a Mostra é um grande avanço no cuidado e inclusão. “Para nós, que estamos na luta diária junto a esse público, é muito gratificante ver a capacitação de profissionais para essa assistência e a Mostra vem com o objetivo de apresentar a realidade para todos e não apenas para alguns. É preciso conhecer a nossa realidade e o nosso público para que possamos melhorar ainda mais nossa assistência, o serviço prestado”, destaca a gestora.

A programação também conta com palestras sobre a importância do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) no manejo do comportamento infantil; atendimento odontológico à pessoa com deficiência no SUS; saúde bucal de idosos institucionalizados; o papel do cirurgião dentista na atenção primária à saúde e no atendimento ao paciente com paralisia cerebral; importância da saúde bucal para gestantes, entre outros.

Uma das profissionais que participa da Mostra é a dentista da Unidade de Saúde da Família (USF) Eucaliptus, Andrezza Feitosa. De acordo com a profissional, no serviço ela atende alguns pacientes com necessidades especiais e alguns que necessitam de um cuidado diferenciado como as gestantes que são consideradas pacientes de risco temporário.

“É muito relevante pra gente enquanto profissional, pois nos dá meio, segurança e condições para que possamos abrir nossa mente para o atendimento desses pacientes ou maneiras de remanejá-lo da melhor forma para um serviço mais especializado, dependendo da situação. Os temas trazidos para o debate e também o conhecimento mais detalhado sobre a rede de saúde está sendo fundamental”, comentou.

 Para conferir a programação completa basta acessar o link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/PROGRAMACAO-MOSTRA-DE-SAUDE-BUCAL.pdf

Educação continuada – A ação faz parte do projeto de educação continuada da Gerência de Educação em Saúde (GES) – Rede Escola, em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional da Atenção Básica e com a Coordenação de Saúde Bucal. Além da Prefeitura de João Pessoa, a mostra também contará com a presença de representantes do Governo do Estado da Paraíba e da Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.

Rede de Saúde Bucal – Atualmente, a rede de Saúde Bucal conta com 188 Equipes de Saúde Bucal, compostas por dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam atendimentos de periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal) cirurgia oral menor, estomatologia/patologia bucal (para diagnosticar lesões malignas), radiologia e prótese total removível, entre outros. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), espalhadas por todo o município, são ofertadas consultas, restaurações, extrações dentárias, remoção de tártaro, dentre outros serviços.

A rede municipal de saúde oferta atendimentos especializados em saúde bucal em três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados em Jaguaribe, Cristo e Torre, este último funcionando 24h. Nos CEOs são ofertados serviços de odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, dentística, radiologia, periodontia, estomatologia, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias e prótese dentária, além do atendimento especializado a pacientes com necessidades especiais.

Além de encaminhados das Unidades de Saúde da Família (USF), os CEOs atendem usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de algumas Organizações não governamentais (Ongs) que atuam no seguimento da assistência psicossocial.

Os cuidados com a saúde bucal também são disponibilizados nos hospitais administrados pela Prefeitura de João Pessoa, que contam com dentistas nas unidades de terapia intensiva (UTI), para o cuidado da saúde bucal dos pacientes internados, a fim de controlar infecções orais que possam repercutir na saúde geral.

Pular para o conteúdo