Acessibilidade

Secretaria de Saúde de João Pessoa realiza ação de promoção à saúde da pessoa com deficiência

28/09/2021 | 16:01 | 922

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (28) uma ação para promoção à saúde da pessoa com deficiência. A atividade aconteceu na Policlínica Municipal de Jaguaribe, em alusão ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.

“Essa é uma ação alusiva ao mês de luta da pessoa com deficiência e ao dia de luta, um momento tão importante onde celebramos as conquistas desse público, mas sabendo que ainda temos muito mais para conquistar. Então, preparamos um momento bem especial, um dia inteiro de cuidados pensado nas pessoas com deficiências, mas deixamos bem claro que durante todo o ano dispomos de serviços especializados que promovem o cuidado com acessibilidade para esse público”, destaca a coordenadora da Área Técnica da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde, Andressa Cavalcanti.

Dentro da programação, foram ofertados consultas e exames especializados; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais; vacinação contra hepatite B e D; exame PSA para câncer de próstata; práticas integrativas e complementares em saúde; oficinas de automassagem e relaxamento; palestras sobre saúde mental e prevenção ao suicídio; além de orientações de nutrição, fisioterapia, tabagismo e os benefícios da equoterapia. A ação também contou com uma apresentação do coral de Libras da SMS, ‘Mãos que Multiplicam Saúde’, e atividades físicas conduzidas pelos profissionais do programa João Pessoa Vida Saudável.

Um dos usuários que participou da ação foi Vitor, 18 anos, que tem espectro autista grave. Para o seu cuidador José Roberto, o evento foi de extrema importância. “Além das palestras com temas bem importantes e da oferta de serviços, também está proporcionando um momento diferente, com muita descontração. Olho pra Vitor e vejo a felicidade estampada no sorriso dele pelo momento que ele está vivenciando e isso não tem preço”, comenta.

A ação foi uma realização da Secretaria de Saúde de João Pessoa, por meio da Área Técnica da Pessoa com Deficiência em parceria com a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. Participaram da ação, além dos usuários da rede municipal de saúde, usuários do Centro Dia, Associação Pestalozi, Funad e Centro Helena Holanda.