Práticas Integrativas

Secretaria de Saúde de João Pessoa e UFSC abrem inscrições para curso de auriculoterapia

15/05/2024 | 14:30 | 281

Estão abertas as inscrições para o curso de auriculoterapia promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, em parceria com o Ministério da Saúde e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Podem se inscrever para a capacitação profissionais que atuam em funções assistenciais de nível superior na rede municipal de saúde. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 30 de junho através do link: https://auriculoterapiasus.ufsc.br/.

O curso conta com 250 vagas e uma carga horária total de 80 horas, sendo 75 horas de aulas no formato de educação à distância (EaD) e 5 horas de aulas presenciais com atividades práticas. O início da capacitação está previsto para o dia 5 de julho.

De acordo com Carminha Amorim, gestora da área técnica de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS) da SMS, o objetivo do curso é capacitar os profissionais para utilizar a auriculoterapia como um recurso adicional na prática assistencial, quando necessário. “É recurso terapêutico que trata a saúde física, mental e emocional das pessoas, por meio da estimulação de pontos no pavilhão auricular, buscando o equilíbrio e bem estar”, afirmou.

A prática de auriculoterapia pode ser aplicada em casos de alcoolismo, ansiedade, depressão, cefaleia, constipação, dores crônicas, insônia, lombalgia, náusea e vômitos, obesidade, osteoartrite, rinite, tabagismo e outros. Na rede municipal de saúde, a terapia é oferecida para a população nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser (Bancários) e Canto da Harmonia (Valentina Figueiredo); Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor-Mangabeira), policlínicas municipais e Unidades de Saúde da Família (USFs).

Pular para o conteúdo