Assistência garantida

Secretaria de Saúde de João Pessoa aplica mais de 23 mil doses de vacinas no ‘Dia D’

22/05/2023 | 07:00 | 682

Com recorde de vacinação, João Pessoa foi a cidade paraibana que mais vacinou neste sábado (20), no ‘Dia D’, com 23.082 mil doses aplicadas. Foi uma grande mobilização promovida pela Prefeitura, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para atualização da caderneta e com as ofertas das vacinas das Campanhas contra Influenza e Covid-19.

João Pessoa está em 1º lugar no ranking entre as capitais do Nordeste com 39,51% de doses de vacina contra Influenza aplicadas na população e 3º lugar entre as capitais do Brasil, atrás apenas de Manaus (54,69%) e Goiânia (40,95%). O resultado é fruto do trabalho realizado desde o dia 10 de abril, quando começou a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, reforçando o chamamento da população de forma intensiva para que haja uma adesão significativa.

Alline Grisi, diretora de Atenção à Saúde do município, destacou a importância da ação preventiva na assistência e da adesão da população nesse movimento pró-vacina. “Toda assistência de promoção à saúde que realizamos impactam diretamente na vida da sociedade. Temos realizados inúmeras ações preventivas, levando cuidado, serviços e, principalmente, informação à população sobre a importância da vacinação em todas as faixas etárias. Temos observado os hospitais e ambulatórios com muitas pessoas apresentando sintomas de síndromes gripais, o que poderia ser evitado por meio da vacinação”, ressaltou.

A professora universitária Ana Maria levou os dois filhos e a mãe para atualizar a caderneta e reforçar a proteção com os imunizantes das campanhas ativas. Ela procurou o posto móvel localizado no Mangabeira Shopping. “Hoje viemos em família fazer essa proteção tão necessária. Sabemos o quanto foi difícil a pandemia, o quanto aguardamos esperançosos para tomar a vacina. Agora é nosso dever atualizar as doses e nos mantermos protegidos, para deixar bem longe doenças que podem ser evitadas com a vacinação”, destacou.

Para garantir a assistência contínua, a partir desta segunda-feira (22), a Prefeitura seguirá ofertando as vacinas de campanha e de rotina com ações itinerantes, que visitarão oito comunidades, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais. As vacinas também seguem sendo disponibilizadas nas unidades de saúde da família, Centro de Imunização, Policlínicas Municipais e no ponto fixo instalado estrategicamente no Mangabeira Shopping, que funciona de segunda a sexta-feira, até as 22h.

“Sabemos que as vacinas salvam vidas e não podemos nos deixar influenciar por fake news e movimentos antivacinas que propagam informações sem fundamentos. Então, as pessoas devem procurar uma sala de vacina mais próxima de sua casa e garantir essa prevenção disponível de forma humanizada e gratuitamente na rede municipal de saúde”, reforçou o chamamento Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.

Para Influenza, a vacinação foi ampliada para toda população acima de seis meses de idade. O imunizante que protege contra Covid-19 também é ofertado a toda população acima de seis meses de idade. Já a bivalente é para quem tem acima dos 18 anos de idade, além de pessoas imunocomprometidas, com deficiência e comorbidades acima de 12 anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

Estão aptos para receber o imunizante da Pfizer bivalente usuários que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes: a partir de 4 meses da última dose de reforço monovalente ou última dose do esquema primário.

Dados – De acordo com o Sistema de Informação de Síndromes Gripais e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (e-SUS Notifica), em João Pessoa, somente de janeiro a março deste ano, foram registrados 18.470 casos de síndromes gripais não especificada. Segundo o Sistema de informação sobre mortalidade, entre 2020 e 2023 foram contabilizados 117 casos de Influenza (A e B), com 74 óbitos. De janeiro a abril deste ano, foram registrados 3 óbitos, sendo dois adultos e um infantil.

Contraindicação – A vacina contra gripe utilizada nas campanhas do Programa Nacional de Imunização do Governo Federal deve ser evitada por quem tem alergia grave ao ovo de galinha e adiada a administração da dose para quem apresenta quadro febril agudo.

Saiba quais vacinas estão disponíveis no SUS:

Vacinas para crianças

• BCG: contra tuberculose;
  • Hepatite B;
  • Penta/DTP: combate difteria, tétano, coqueluche, meningite e poliomielite;
  • VIP/VOP: poliomielite (paralisia infantil);
  • Pneumocócia 10V (conjugada): previne doenças, como pneumonia e meningite, causadas por dez sorotipos da bactéria pneumococos;
  • Rotavírus Humano: previne o rotavírus, que provoca sintomas como diarreia, vômitos, febre e problemas respiratórios;
  • Meningocócica C: contra a meningite;
  • Febre Amarela: disponível em áreas em que a vacina é recomendada pelo Ministério da Saúde;
  • Hepatite A;
  • Tríplice viral: combate sarampo, caxumba e rubéola;
  • Tetra viral: corresponde à segunda dose da tríplice viral e à dose da vacina varicela;
  • Varicela: corresponde à segunda dose da vacina varicela;
  • HPV;
  • Covid-19 (a partir dos seis meses de idade).

Vacinas para adolescentes

• Meningocócica C: contra meningite;
  • Febre Amarela;
  • Tríplice viral: combate sarampo, caxumba e rubéola;
  • HPV;
  • Dupla adulto: combate difteria e tétano (reforço a cada dez anos);
  • Covid-19.

Vacinas para adultos e idosos

• Febre Amarela;
  • Dupla adulto: combate difteria e tétano (reforço a cada dez anos);
  • Covid-19;
  • Covid-19 Bivalente (pessoas imunocomprometidas, com deficiência e com comorbidade acima de 12 anos e população em geral acima de 18 anos);
  • Influenza (Apenas para grupos prioritários).