Saúde

Secretaria Municipal de Saúde conclui capacitação em Libras para profissionais do CEO Torre

02/10/2020 | 15:50 | 755

D R T Rj 15855 Ivomar Gomes Pereira.

O projeto ‘Mãos que multiplicam saúde’, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, concluiu, nesta sexta-feira (2), a formação da segunda turma de intérpretes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Torre. Ao todo, mais de 200 profissionais da Rede Municipal de Saúde já foram capacitados para a comunicação com os usuários surdos nos serviços.

A programação de encerramento do curso contou com uma simulação de atendimento ao surdo num serviço de odontologia, com o tema ‘Cuidados em saúde bucal no contexto da pandemia de covid-19’. Assim como no decorrer do curso, durante o encerramento, foram tomados todos os cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus.

“É muito importante que os serviços de saúde possam contar com a cooperação de profissionais que tenham pelo menos noções da linguagem de sinais para oferecer o atendimento mais adequado ao usuário surdo que necessite do serviço”, destacou Rosângela Lima, intérprete de Libras e facilitadora do curso.

O curso tem duração de 30 horas-aula, divididas em 15 encontros, abordando questões como legislações referentes ao tema, cultura e identidades das pessoas com surdez. Dentro da programação e metodologia didática, usuários contribuem com a capacitação, participando de simulações do atendimento com o profissional.

De acordo com a coordenadora do CEO Torre, Verônica Navarro, a capacitação dos profissionais de saúde em linguagem de sinais representa a preocupação do serviço com a inclusão. “Estamos preparados para receber as pessoas surdas e oferecer o melhor atendimento possível para este público”, afirmou.

Mãos que multiplicam saúde – É uma iniciativa da SMS para atender de forma inclusiva a população surda no serviços de saúde da rede municipal. Ao todo, a rede possui mais de 200 profissionais capacitados espalhados nas policlínicas, unidades de pronto atendimento (UPA), unidades de saúde da família (USF) e Ouvidoria Setorial da Saúde, envolvendo acompanhamento dos surdos em serviços de urgência, atenção básica, parto, pré-natal, consultas especializadas, farmácia e regulação.

Com a quarentena, algumas atividades do projeto foram suspensas, mas regularmente são promovidos atividades educativas nos serviços de atenção básica e especializada, com o objetivo de sensibilizar as equipes sobre a inclusão dos surdos nos serviços de saúde. Nessas reuniões, também há um espaço para divulgar e orientar sobre fluxos para o atendimento em saúde com o acompanhamento de intérprete.