Na Policlínica do Idoso

Secretaria de Saúde amplia assistência para diabéticos

06/07/2023 | 13:00 | 825

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está ampliando a assistência para pessoas com diabetes na Policlínica do Idoso, localizada em prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel, em Tambiá. O serviço reforça os atendimentos realizados nas unidades de saúde da família, com a oferta de consultas especializadas e o ambulatório do pé diabético, que deixa de atender na Policlínica Municipal de Jaguaribe.

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Dentro desta assistência, são ofertadas consultas com médico clínico geral, endocrinologista e nutricionistas. A partir de agora, o atendimento do ambulatório do pé diabético, serviço fundamental no tratamento de pessoas diabéticas com ferimentos nos membros inferiores, acontece de maneira interligada à assistência prestada pelos especialistas.

“Grande parte dos pacientes atendidos pelo ambulatório do pé diabético são idosos, então estamos levando o serviço para a policlínica específica para o atendimento dessa população para que assim, além da assistência especializada para o cuidado da diabetes, esse paciente tenha um cuidado integral”, explica a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alline Grisi.

A assistência para diabéticos na Policlínica do Idoso acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O acesso ao serviço segue acontecendo via atenção básica, mas o usuário também pode realizar a marcação diretamente no serviço, através do telefone: 83 98113-6712. O horário para ligações é das 8h às 10h30 e das 13h às 15h.

“É importante destacar que, apesar do serviço funcionar na Policlínica do Idoso, a assistência é voltada a todas as pessoas diabéticas, independente da idade”, conclui Alline Grisi.

Pé diabético – O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlada. Entre as complicações mais comuns estão infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam nos pés. Essas feridas precisam ser tratadas o quanto antes, uma vez que podem evoluir e ocasionar a amputação, internação e até óbito.

Os principais sintomas são formigamento, perda da sensibilidade local, dores, dormência, sensação de agulhadas, queimação nos pés e nas pernas, além de fraqueza nas pernas.  Para prevenir, é importante examinar os pés diariamente e avisar ao médico imediatamente sobre eventuais alterações, manter os pés sempre limpos, usar alicate ou tesoura apropriado para cortar as unhas, evitar pedicure e dar preferência a podólogo, usar calçados fechados e confortáveis, entre outros cuidados. 

Diabetes – O diabetes é uma doença crônica resultante do desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Isso ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou quando a insulina produzida não age adequadamente nas células do corpo devido a uma resistência do organismo à ação dela (diabetes tipo 2). Quando um destes problemas com a insulina ocorre, a glicose deixa de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis de glicose no sangue.

A principal característica do diabetes é a hiperglicemia (elevação dos níveis de glicose no sangue), que pode se manifestar por sintomas como poliúria (excesso de urina), polidipsia (sede aumentada), perda de peso, polifagia (fome aumentada) e visão turva. Esses sinais e sintomas são mais evidentes no diabetes tipo 1. O diabetes tipo 2, em geral, é mais “silencioso” e mais comum na faixa etária dos adultos.

Pular para o conteúdo