Cuidado

Secretaria de Saúde alerta para a importância do uso de preservativos para prevenção de IST

26/02/2022 | 10:00 | 4030

Quando se trata de saúde pública, o preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de evitar uma gravidez não planejada. Durante o período de carnaval, mesmo sem as tradicionais festividades, é comum que as pessoas acabem se expondo a relações sexuais desprotegidas, por isso, a Secretaria de Saúde de João Pessoa alerta para a importância do uso de preservativos. Para promover a prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da seção de IST, AIDS e Hepatites Virais, realiza de forma contínua, a distribuição de preservativos em todos os serviços da rede municipal de saúde.

As infecções transmitidas por relação sexual são causadas por mais de 30 vírus e bactérias através do contato, sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada. Desta forma, abrir mão do uso do preservativo nas relações expõe a pessoa e os parceiros com as quais ela se relaciona. Dados da Vigilância Epidemiológica da Capital mostram que em 2021 foram notificados 2008 novos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites. Já neste ano de 2022 já são 32 pessoas infectadas com alguma IST.

A SMS distribui preservativos em todos os serviços da rede municipal de saúde, como Unidades de Saúde, Policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento e até em serviços administrativos, como na sede da SMS. Em média, são distribuídos 50 mil unidades por mês. O acesso é realizado de forma espontânea, ficando o item disponível na recepção dos serviços e podendo o usuário pegar à vontade. São ofertados além da camisinha masculina, o preservativo feminino e gel lubrificante.

“O abastecimento de preservativos masculinos e femininos na rede permite que toda a população tenha acesso fácil a um instrumento que é considerado o método mais eficiente de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, mas além da distribuição, precisamos da conscientização das pessoas para realmente usá-los nas relações”, comenta o chefe da seção de IST, AIDS e Hepatites Virais, Gustavo Lira.

Ações preventivas – Além da oferta dos preservativos, a SMS mantém as ações de conscientização junto à população nas Unidades de Saúde da Família (USF) com palestras e rodas de conversa durante a sala de espera, além de atividades dentro dos territórios das unidades como, por exemplo, nos terminais de integração e praças.

“Durante esse período carnavalesco reforçamos para a população a importância do cuidado com a aglomeração em festas para evitar a proliferação do novo coronavírus e suas cepas, mas também para o cuidado com as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Por isso, pedimos que busquem sempre todas as formas de prevenção”, destaca Gustavo Lira.

Testes – Para quem desejar fazer os testes para diagnóstico da AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, a SMS disponibiliza o serviço em todas as Unidades de Saúde da Família, Policlínicas Municipais, serviços de referências e nas maternidades da Capital. Para ter acesso, basta que o usuário vá até um dos locais e informe que gostaria de fazer o exame. O teste é realizado através da punção da polpa digital e o resultado sai em, aproximadamente, 20 minutos.

Um dos locais para realizar os testes rápidos é o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Caso o teste rápido dê positivo, o usuário recebe o tratamento no próprio SAE/CTA. Já as gestantes portadoras do HIV/Aids são acompanhadas no serviço de Assistência Especializada Familiar do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

Para ter acesso aos serviços do CTA, o usuário pode ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou por demanda espontânea, indo diretamente ao local. O CTA funciona das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira, no prédio da Policlínica Municipal de Jaguaribe, localizada na Rua Alberto de Brito, s/n°.

Pular para o conteúdo