Assistência contínua

Secretaria de Saúde alerta para a hipertensão e oferta cuidados na Atenção Básica

25/04/2021 | 14:00 | 1643

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que acontece quando os valores ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9) e faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue pelo corpo de forma correta. Em 90% dos casos o problema é herdado dos pais, mas outros fatores também podem influenciar o surgimento ou agravo da doença.

Nesta segunda-feira (26) é lembrado o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão e a Secretaria de Saúde de João Pessoa alerta a população para a doença, principalmente durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, uma vez que pacientes portadores de doenças crônicas estão dentro do grupo de risco para a Covid-19 e podem desenvolver formas mais graves da infecção.

“Manter o controle da pressão arterial sempre foi necessário para pacientes hipertensos como uma forma de garantir mais qualidade vida, mas em tempos de coronavírus circulando essa é uma forma de prevenir formas graves da Covid-19. Mais do que nunca, é importante seguir o tratamento adequadamente e continuar o acompanhamento com profissional de saúde”, reforça a coordenadora da área técnica de doenças crônicas da Secretaria, Ana de Lourdes Oliveira.

Na Atenção Básica da rede municipal de saúde o usuário tem acesso a cuidados básicos para prevenção e tratamento da hipertensão, como o atendimento médico e aferição da pressão ofertado diariamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Também pela atenção primária, através das Farmácias Polo e pelo programa “Aqui tem Farmácia Popular” são dispensados medicamentos para controle da doença.

“A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Dessa forma, ofertamos nos serviços da rede de saúde todas as formas para controle e prevenção da doença, com atendimento na atenção básica, especializada e, sempre que necessário, na rede de urgência e emergência que funciona 24h”, ressalta a coordenadora da área técnica de doenças crônicas da pasta.

Atenção à rotina – Além dos cuidados básicos, manter uma vida mais saudável com dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos são pontos fundamentais para controle da pressão alta. Nesse sentido, a rede de atenção a saúde também oferta serviços específicos como o acompanhamento nutricional nas Policlínicas Municipais e os programas João Pessoa Vida Saudável e Academias da Saúde para a prática de atividade física.

“Problemas como o sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, estresse e obesidade são fatores de risco para a hipertensão. Por isso, é necessário reduzir o consumo do sal, controlar o estresse, abandonar o fumo e moderar o consumo de álcool e, para todas essas questões, a população pode encontrar assistência ofertada na rede municipal de saúde de João Pessoa”, reforça Ana de Lourdes.

Para ter acesso a todos os serviços ofertados na rede, o usuário deve ir até sua Unidade de Saúde da Família de referência ou, para usuários de áreas descobertas, às Policlínicas Municipais, portando cartão SUS e documento de identidade. As Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h, já as Policlínicas funcionam das 7h30 às 17h.

Números – De acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) do Ministério da Saúde, mais de 60% dos adultos com mais de 60 anos são hipertensos. Em João Pessoa, mais de 62 mil pacientes acometidos com pressão alta estão em acompanhamento com as Equipes de Saúde da Família, segundo dados da sala de situação dos Distritos Sanitários, mas esse número pode ser muito maior, pois ainda existem os que possuem a doença e não tratam e os que não sabem que estão hipertensos.