Democracia participativa

Secretaria de Participação Popular representa Prefeitura em evento internacional

06/11/2023 | 10:00 | 526

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), estará presente na 22ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), que ocorre esta semana, de 6 a 8, no Rio de Janeiro. O evento tem como tema “Democracia Participativa para Cidades Diversas, Inclusivas e Transparentes”.  

O encontro internacional reúne especialistas na ferramenta participativa, gestores de várias cidades, técnicos, ativistas e estudiosos sobre o assunto. A edição de 2023, de acordo com a organização do evento, tem como objetivo pensar estratégias para criar processos participativos mais equitativos, garantir a implementação de uma agenda de governo aberto, reconhecer e viabilizar a participação das comunidades locais, em especial dos grupos que normalmente não são ouvidos.  

O secretário executivo da Participação Popular, Thiago Diniz, afirmou que trata-se de um momento muito importante de atualização e contato com outras experiências proporcionadas pela ferramenta que fortalece a participação do povo na proposta de fazer uma gestão cada vez mais colaborativa.   “Estaremos representando a Prefeitura de João Pessoa no evento do Observatório, que envolve redes de todo o mundo. Nossa cidade, recentemente, foi credenciada nesse observatório, somos uma cidade que se destaca na execução e implementação dessa política pública de democracia participativa através de todas as ações que realizamos ao longo do ano”, afirmou o secretário Thiago Diniz.  

Uma das metas da Conferência é impulsionar e inspirar ações que visem a execução da democracia participativa, através de vários eixos, como a igualdade de gênero, deliberação, transparência e cidadania.

“Tenho certeza que iremos apresentar nossas exitosas experiências e, também, absorver novas práticas que podemos, naturalmente, acrescentar ao que já estamos fazendo para dinamizar e expandir a força desta ferramenta”, concluiu Thiago Diniz.    

Pular para o conteúdo