Meio ambiente

Secretaria de Meio Ambiente monitora áreas verdes e poda 420 árvores em agosto

03/09/2020 | 09:00 | 398

Os profissionais que atuam na Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizam diariamente um trabalho preventivo de manutenção e monitoramento das áreas verdes da Capital. No mês de agosto, houve mais de 300 solicitações para vistorias. Já no Programa Poda Programada, foram feitas podas de 420 árvores, na cidade. Os técnicos estão respeitando o distanciamento social e trabalhando com todos os equipamentos necessários, visando a prevenção ao contágio por coronavírus, conforme recomendam os órgãos de saúde.

O diretor de controle ambiental da Semam, Anderson Fontes, afirma que os trabalhos têm sido intensificados neste período mais chuvoso, visando garantir a segurança da população. “Os técnicos fazem os diagnósticos das árvores e, em seguida, executam o serviço. Atualmente, temos uma média de 400 a 450 árvores podadas por mês”.

Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Semam pelo número 3264-1680, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros no número 193. “Quando solicitado, a secretaria faz a visita e o diagnóstico. Essa é uma das plataformas que trabalhamos, além do programa Poda Programada”, esclareceu.

Durante esta semana, o bairro dos Bancários e o do Castelo Branco estão recebendo os serviços da Semam. “Está sendo analisada a saúde das árvores, desde fitossanitária às questões de fachada de prédios, que compõem as questões urbanísticas da cidade”, explica Anderson Fontes. Ele afirma que o serviço de poda também é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, mediante parecer técnico da Semam.

Poda Programada – É uma ação acompanhada pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, que analisam as condições das plantas, verificam se há cupins ou fungos, checam as raízes e retiram galhos secos. A técnica da poda segue as normas da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).