Programa Pós Ocupacional
Secretaria de Habitação promove atividades esportivas e recreativas para jovens de residenciais
28/09/2021 | 16:45 | 725
A Prefeitura de João Pessoa vem dando uma atenção especial à juventude e, por isso, a Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) tem feito um trabalho direcionado para os jovens moradores dos residenciais construídos pelo Programa Habitacional do Município, com atividades esportivas e recreativas. A proposta é promover a integração entre os jovens e as atividades externas são quinzenais e os locais visitados são definidos de forma consensual.
A secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha, lembrou que as crianças e os jovens sempre receberam um acompanhamento diferenciado dentro do Programa Pós Ocupacional, que é um trabalho feito com orientação pedagógica oferecendo a esses jovens um tratamento que eles nunca tiveram e, assim, despertar neles o interesse pelos estudos e pelas atividades esportivas. “Esses jovens vêm de comunidades humildes, muitos deles viviam em ocupações e áreas insalubres e agora estão tendo a oportunidade de estudar, praticar um esporte e ter uma convivência social com outros jovens do residencial”, afirmou.
A secretária também revelou que os jovens podem participar das atividades esportivas, como a escolinha de futebol, e das aulas de exercícios físicos para jovens, adultos e idosos. A programação inclui ainda reforço escolar e outras atividades. “O Programa Pós Ocupacional também tem um cineminha, onde os filmes exibidos sempre têm um tema relacionado à moradia em comunidade, para ser discutido após a exibição, trazendo os fatos pra realidade local deles”, disse.
Na semana passada, um grupo de jovens do Residencial Vista Alegre, localizado em Colinas do Sul, participou de uma atividade externa na Praia do Sol, no Litoral Sul de João Pessoa, um trabalho coordenado pelos educadores físicos da Equipe Técnica e Social da Semhab. “Nós já levamos os jovens para a Praia de Barra de Gramame, para o Parque Arruda Câmara, para caminhadas ecológicas e vários outros locais e, na próxima semana, um outro grupo de jovens vai fazer uma outra atividade externa”, revelou Socorro Gadelha.
O secretário executivo de Habitação, Ildeberto de Lucena, disse que as atividades voltadas para os jovens são cotidianas e lembrou que recentemente os educadores físicos promoveram uma partida de futsal entre pais e filhos como forma de integração. “A Prefeitura de João Pessoa tem uma preocupação muito grande com o bem estar e a qualidade de vida das pessoas e, em particular, com os jovens. O grande objetivo dessa gestão é cuidar da cidade e, principalmente, das pessoas”, comentou.
Ildeberto de Lucena também adiantou que já vem mantendo contato com Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação (Sejer) com o objetivo de ampliar o atendimento aos jovens e disse que a intenção é usar o esporte como instrumento de integração na melhoria da convivência entre os moradores dos residenciais. “Nós estamos analisando a possibilidade de realizarmos um evento esportivo entre os residenciais, o que deve promover a integração entre os residenciais influindo de forma direta na qualidade de vida dessas famílias que são assistidas pela Prefeitura de João Pessoa”, adiantou.
O professor e educador físico da equipa técnica e social da Semhab, Berg Senna, disse que as atividades são quase diárias e as ações externas acontecem a cada 15 dias, sempre atendendo aos jovens dos residenciais. “O nosso intuito com essas atividades é o fortalecimento dos vínculos comunitários entre os moradores dos residenciais. Embora esses meninos e meninas já participem das atividades físicas no Residencial Vista Alegre, a recreação ajuda a fortalecer o corpo e a saúde mental. Nossa intenção é promover saúde e qualidade de vida e também discutir com eles diversos assuntos polêmicos por meio da psicoterapia através de rodas de debates, facilitando assim as diversas formas de interação e trocas de conhecimentos”, ressalta o educador físico.