Orientações

Secretaria de Educação se reúne com pais das crianças que irão para a etapa final na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

14/09/2022 | 11:30 | 854

A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, recebeu, na manhã desta quarta-feira (14), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, os pais e mães dos alunos classificados na última etapa regional da seleção para disputar a seletiva final por uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, no mês de outubro, em Joinville (SC). Também participaram da reunião os gestores das escolas que tiveram alunos classificados.

“Essa reunião vem justamente para tranquilizarmos essas famílias. Nós temos pessoas experientes do nosso setor de Educação Física, Dança e Artes, da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar acompanhando essas crianças na viagem. A Prefeitura de João Pessoa está bancando todas as despesas com passagens, alimentação, hospedagem e lá eles terão todo o complemento como a parte de saúde. Os familiares sempre serão bem informados de todo o processo e de como estarão seus filhos em Joinville”, explicou a secretária América Castro.

Durante a reunião foram esclarecidos para os familiares todos os detalhes da viagem, procedimentos da seleção, documentação necessária para o embarque, além de outras recomendações como a rotina na escola.

“Além de tudo isso, explicamos para eles como se dá todo o processo de seleção lá em Joinville. As crianças irão passar por avaliação médica que vai desde uma avaliação odontológica a uma cardíaca”, explicou a coordenadora do Processo Seletivo Bolshoi em João Pessoa, Fernanda Albuquerque.

Na avaliação artística serão avaliados no âmbito fisiológico, como estrutura óssea e músculos.

Para as meninas será avaliada a projeção do quadril que irá identificar se ela está dentro dos padrões de uma bailarina clássica. Já para os meninos será analisado a força e impulsão.

Os dois grupos também passam por uma avaliação da língua portuguesa e matemática.

Elinelda Alves de Lima já viveu essa experiência em 2021. O filho dela, Carlos Eduardo Alves de Lima, é uma das quatro crianças que foram selecionadas e aprovadas no ano passado para estudar no Bolshoi. “Se Deus quiser esse ano minha outra filha, Maria Eduarda, vai estar lá em Joinville estudando com o irmão. Apesar da saudade que vai ficar estou muito feliz. É uma oportunidade única na vida deles”, disse a mãe com os olhos brilhando.

Os 20 estudantes da Rede Municipal de Ensino irão viajar e concorrer na etapa final com crianças de todo o Brasil, entre os dias 5 a 9 de outubro.