Novas ações

Secretaria de Educação se reúne com membros do Conselho de Alimentação Escolar e do Fundeb

15/04/2021 | 22:00 | 967

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) continua com as portas abertas para debater assuntos que trabalham melhorias e avanços para a Rede Municipal de Ensino. Nessa quinta-feira (15), a secretária América Castro se reuniu, de forma virtual, com membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e apresentou a nova equipe da Sedec, além de ouvir as demandas do Conselho.

“Nós também temos que ouvir esses representantes. A sede da Casa dos Conselhos está precisando passar por melhorias. Precisa de uma manutenção, novos equipamentos como computadores e vamos ajudar sim, vamos dar nossa contribuição”, afirmou a secretária América.

Na ocasião a secretária também falou sobre as ações referente alimentação escolar onde a Sedec deu início a entrega das cestas básicas para os alunos matriculados nas escolas da municipal de ensino. Os Centros de Referência de Educação Infantil começaram a receber os kits de alimentação (perecíveis e não perecíveis) desde o período da Colônia de Férias.

Cestas básicas – Durante a reunião também foi explicado porque esse ano está sendo entregue cestas básicas ao invés de quentinhas. A decisão foi tomada após a atual gestão ouvir as famílias por meio de um formulário e maioria delas ter escolhido receber as cestas.

Fundeb – A secretária da Sedec também se reuniu, de forma virtual, com o Presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do Município de João Pessoa, André Felix do Amaral.

Também foi apresentada a nova equipe da gestão da Sedec, como também foram repassadas algumas orientações e direcionamentos diante da aprovação do Novo Fundeb.

“Estamos sempre dialogando com todas as categorias. Já recebemos os profissionais dos Conselhos Tutelares, Conselho Municipal de Educação, os representantes das cooperativas da Agricultura Familiar, além de outras categorias. Queremos somar e avançar ainda mais. Essa semana o prefeito Cícero Lucena se reuniu, em Brasília, com o presidente do Fundeb, Marcelo Ponte, e conseguiu recursos da ordem de R$ 3 milhões para darmos seguimentos as obras paralisadas de reforma e melhorias das unidades de ensino de ensino,” disse América Castro.

O presidente do Fundeb em João Pessoa também ressaltou a importância dessa aproximação entre Conselho e Secretaria, “Essa reunião é de suma importância porque mostra que o diálogo e a relação respeitosa são essenciais na condução da administração pública. E o Conselho Municipal cumpre seu papel enquanto instância de representação social com a participação de muitos segmentos o que é o mais importante”, disse.