Congresso técnico

Secretaria de Educação realiza sorteio das chaves das Olimpíadas Escolares Municipal

21/05/2024 | 11:00 | 88

Professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Ensino da Capital participaram, nesta terça-feira (21), do congresso técnico das ‘Olimpíadas Escolares Municipal 2024’, que acontecerá a partir do dia 3 de junho. A reunião aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

As Olimpíadas Escolares são realizadas pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec/JP), por meio da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise).

“Esse é uma ação que inclusive estava no plano do governo Cícero que era a retomada dessas Olimpíadas. Este é o nosso terceiro ano. No primeiro ano da gestão não foi possível devido a pandemia. Nós temos visto alunos felizes e professores satisfeitos com os jogos. Eu só tenho que agradecer a dedicação e comprometimento de cada um para realizarmos um evento como este”, agradeceu a secretária da Educação, América Castro.

Durante o congresso foi realizado o sorteio das chaves e a definição dos grupos onde os professores ficaram sabendo quais escolas irão enfrentar na fase classificatória. Irão participar dos jogos 69 escolas da rede, além de 32 no Kid Games.

“A cada ano temos avançado com a participação das escolas. Esse ano precisamos antecipar um pouco a competição, mas nossos professores já estavam preparados para isto, mantendo os treinamentos. A gente tem dado todo o apoio a eles enquanto Secretaria de Educação em torno de materiais, kits, acompanhamentos, carga horária para que eles possam desenvolver o treinamento. Sem dúvida será mais um grande momento vivido pela educação de João Pessoa”, disse do diretor da Defise, Theodan Stephenson.

No ano passado os alunos da Escola Municipal Antônio Santos de Coelho Neto, no bairro da Penha, conquistaram 30 medalhas no atletismo e quatro no xadrez. A escola também foi campeã na travinha feminina categoria B e vice na categoria A. A expectativa do professor de Educação Física da instituição, Carlos Eduardo F. F. Q. Rodrigues, é que esse ano venham mais medalhas.

“A gente está conseguindo continuar um trabalho desenvolvido em 2023, junto com a residência pedagógica da Universidade Federal da Paraíba onde temos estagiários que apoiam a gente. Concluímos as atividades com eles agora no primeiro bimestre e a ideia é trazer esse saldo. A gente tem alunos experientes que participaram dos Jogos Escolares e conquistaram três medalhas. Ainad classificamos dois atletas para a etapa estadual. E no xadrez a gente está com a equipe de doze atletas. Nossa expectativa é ampliar o quadro de medalhas”, destacou confiante o professor.

Para que os alunos pudessem se preparar para as ‘Olimpíadas Escolares Municipal’ a Sedec fez, pelo terceiro ano consecutivo, a entrega de kits de Educação Física contendo bolas de handebol, voleibol, futsal, basquete, corda, bolas para recreação, bola dente de leite, entre outros equipamentos.

As disputas este ano serão no futsal, futebol de travinha, vôlei, basquete, handball, judô, natação, tênis de mesa, xadrez e bocha paralímpica.