Programa do MEC

Secretaria de Educação realiza formação com professoras da Educação Infantil sobre leitura e escrita

20/05/2024 | 18:00 | 70

Professores de pré-escola da rede municipal de ensino da Capital participaram, na tarde desta segunda-feira (20), no Espaço Gospel Sul, bairro dos Bancários, da apresentação do programa ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’, do Ministério da Educação (MEC). O tema da formação foi ‘Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)’.

O evento contou com a presença da secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), América Castro. “Todos os programas que trazemos para a rede nós escutamos os professores. A gente tem caminhado nesses mais de três anos em busca dessa melhoria, desse crescimento na aprendizagem dos nossos alunos. Minha gratidão a cada uma por nos ajudar a proporcionar um futuro melhor para nossa criançada”, agradeceu.

O programa é destinado para crianças matriculadas do pré-escolar ao 2° ano do Ensino Fundamental em escolas públicas, assegurando que 100% delas estejam alfabetizadas ao final do 2º ano e promovendo a recuperação do aprendizado de alunos dos 3º, 4º e 5º anos impactados pela pandemia. As professoras participaram ainda da mesa redonda: Docência na educação infantil, contextos e práticas.

“O programa Criança Alfabetizada tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida”, explicou a diretora do Departamento de Educação Infantil (DEI), a professora doutora Sonaly Lima.

O evento também contou a presença de Maria do Amparo Santos, formadora regional do LEEI. “A gente sabe que o município de João Pessoa já é destaque na qualidade da educação infantil. Então, o LEEI vem para colaborar ainda mais, porque é o momento de formação de professores, vem para dar esse reforço, de dizer o quanto é importante professores estarem formados nessa área”, disse.

O LEEI será o material didático do MEC usado no processo formativo com os professores da Educação Infantil.

“A gente recebeu uma formação, uma oportunidade de refletir sobre essa prática de leitura e escrita na educação infantil. Não é nosso papel, não é o papel da educação infantil alfabetizar, e sim, inserir essa criança na cultura de forma lúdica, respeitando as especificidades de cada criança, partindo das experiências da cultura e ampliando esse universo da linguagem que já pertença a criança. Contar uma história e solicitar que elas reproduzam pode ser uma vivência, pode ser um dos modelos de inserir essa criança na linguagem”, falou a professora do Centro Municipal de Educação Infantil Ubirajara Pinto, Deizimar Alexandre.