Capacitação

Secretaria de Educação realiza formação com articuladores das Escolas Municipais Ativas Integrais

10/05/2024 | 11:00 | 148

Mais de 20 articuladores, equipe técnica das Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs), formadoras e equipe de acompanhamento do Letrar+ participaram, nesta sexta-feira (10), da ‘Formação dos Articuladores de Aprendizagens das EMAIs’, realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), no Centro de Capacitação dos Professores.

O tema central foi ‘Alfabetização na prática – alfabetizar para transformar a realidade e criar oportunidades’ e está sendo dirigida aos profissionais que atuam nas Escolas Municipais Ativas Integrais que são os articuladores de aprendizagem.

Esses profissionais trabalham juntamente com outros profissionais da escola, como a parte pedagogo, a gestão pedagógica, e prestam assistência às turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I. E essa atividade faz parte de todo o processo de formação que a Secretaria desenvolve.

“Faz parte também de todo o empenho que a Secretaria Municipal de Educação vem fazendo em torno da Alfabetização na Idade Certa, articulada com o Pacto Nacional pela Alfabetização, e com o Alfabetiza Mais Paraíba. Teremos vários encontros ainda este ano. Queremos dar total subsídio para melhor assistir as professoras e os professores que atuam no ciclo de alfabetização. Queremos que no final do primeiro, do segundo ano, as crianças saiam lendo e escrevendo porque esse é um direito de toda criança nessa faixa etária”, disse a diretora da Degef, profª drª Clévia Carvalho.

Durante o encontro as participantes viram como trabalhar elementos, fundamentos teóricos, metodológicos e procedimentos em torno da alfabetização.

Na prática, elas precisam planejar com os professores, acompanhar as turmas, buscar estabelecer todas as condições necessárias em termos de materiais que o professor ou a professora precisa, refletir com eles os resultados de aprendizagem ao longo do ano, entre outros pontos.

“Com as formações nós nos apropriamos de materiais novos, de materiais que já existem e traz a nossa memória. A gente sai mais cheio de esperança. Sabemos que sofremos com a pandemia da Covid-19 onde tivemos perdas no ensino-aprendizagem, mas a gente está correndo atrás e temos encontrado esse apoio dentro da Secretaria junto a secretária América Castro e toda sua equipe”, falou a articuladora de aprendizagem da Escola Municipal Ativa Integral Cônego João de Deus, Clotilde Luciana Nunes.