Alimentação de qualidade

Secretaria de Educação realiza capacitação das cozinheiras da Rede Municipal de Ensino

26/10/2023 | 15:00 | 380

Para que os alunos da Rede Municipal de Ensino possam ter uma alimentação de qualidade nas unidades de ensino são necessários profissionais qualificados para este preparo. Com este objetivo, a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Divisão de Alimentação Escolar, está realizando até segunda-feira (30), a formação com cerca de 600 cozinheiras das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

A formação, que acontece no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), em Tambauzinho, foi aberta nesta quarta-feira (25), pela secretária da Educação, América Castro. “A gente na secretaria hoje está usando uma metodologia de fazer formação por função. Todo o trabalho aqui vai ser orientado pelas nossas nutricionistas da rede que acompanha o dia a dia das nossas escolas, além de passarmos também as novidades que tem da legislação”, disse a secretária.

Durante três dias de formação as participantes verão temas como: a importância da apresentação dos pratos; o papel do nutricionista no ambiente escolar; responsabilidades e deveres do manipulador de alimentos; higiene pessoal, do ambiente e dos alimentos.

Sinara Fontes dos Santos já é cozinheira na Rede Municipal de Ensino há 12 anos e apesar da experiência sabe da importância dos cursos de capacitação. “É mais um aprendizado pra gente. Além de termos mais experiências, podemos compartilhar e darmos dicas uma a outra. Essas formações nos ensinaram a diminuir, por exemplo, o açúcar do suco e do leite. Essas mudanças de hábitos saudáveis as crianças acabam levando para dentro de casa e conscientizando toda a família. Hoje eu trabalho por amor”, disse Sinara.

As cozinheiras também irão ver quais os cuidados que devem ter no recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos gêneros alimentícios, cuidados no lactário e relacionamento interpessoal.
Tudo é acompanhado de perto pela nutricionista responsável técnica da Alimentação Escolar, Ana Paula Leal, e pela chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Geórgia Pontes.

“A capacitação para as cozinheiras busca atualizar todos os manipuladores em relação às normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Um aprendizado para ser colocado em prática diariamente na rotina escolar”, disse Geórgia Pontes.

As capacitações estão sendo ministradas pelas nutricionistas do quadro técnico da Alimentação Escolar: Joana Rosa Gomes Amaral, Lúcia Helena Maia Moraes, Tatiany Hemelly Marques, Mariangela Silvestre Pereira e Priscila de Almeida Silva, com o apoio de todo o quadro técnico da Divisão.