Nesta quinta-feira

Secretaria de Educação promove eventos online em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos

22/09/2021 | 15:00 | 968

Em alusão ao Dia Nacional do Surdo, que será neste domingo (26), a Secretaria de Educação de João Pessoa (Sedec) vai realizar atividades especiais nas unidades de ensino que contam com alunos surdos. Serão promovidas apresentações lúdicas com poesia, piadas e contação de histórias. Entre as escolas e os Creis que vão receber o evento estão as Escolas Municipais Rotary Francisco Edwar de Aguiar e a Economista Celso Furtado. A atividade será nesta quinta-feira (23), às 9h, transmitida virtualmente pelo Google Meet com apresentações em Libras.

“É um dia de luta da pessoa surda por mais espaços de acessibilidade em todo o país. A Prefeitura de João Pessoa tem feito um trabalho estruturado contando com profissionais capacitados, além de incluir a disciplina Libras na grade curricular e da realização de cursos gratuitos de capacitação de Libras”, comentou Rejane Lira, chefe da Divisão de Educação Especial da Sedec.

Os palestrantes fazem parte da rede municipal, são surdos e irão se comunicar na língua de sinais – que é a língua natural da pessoa surda, deficiente auditiva e surdacega usuárias de Libras. Luana, do CREI Maria da Penha (Funcionários II), trará a poesia surda para animar o grupo. Josemar, da Escola Celso Furtado (Funcionários II), junta-se com a contação de história surda. Já Gilvany, da escola Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias), vem falando de ‘como é ser uma pessoa surda’. Jair fechará a programação com alegria contando piada surda. Ele ensina nas escolas Jornalista Raimundo Nonato Batista e Antenor Navarro (Gramame).

Dentro da programação da Sedec acontecerá, ainda, a ação “Muito Prazer! Eu existo”, na Escola Municipal José Américo de Almeida, no bairro José Américo. Segundo Rejane Lira, são atividades desenvolvidas pela equipe de inclusão junto à comunidade escolar. Com foco no Dia Nacional do Surdo foram produzidos cartazes falando um pouco sobre cada aluno que é atendido na escola.

“Esses eventos aproximam as pessoas e quebram as barreiras da comunicação. É um momento de fortalecer as conquistas como a inclusão da disciplina de Libras no currículo e nas escolas, porque as pessoas surdas têm direito a ter acesso à educação e a instrução na sua primeira língua”, reforçou Rosangela Melo, professora do Rotary e uma das organizadoras do evento.

Inclusão – Atualmente são 48 alunos surdos matriculados na rede de ensino do município, distribuídos em 29 unidades. Para garantir o acesso deste grupo à educação, a Sedec conta com 45 profissionais, sendo 15 professores de Libras concursados, vinculados a Sedec, 18 intérpretes ouvintes atuando nas unidades e mais 12 intérpretes surdos (instrutores de Libras), que atuam nas escolas, nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) e no Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoa com Deficiência (CRMIPD).