Até 31 de maio

Secretaria de Educação inicia pré-seleção de alunos para estudarem na Escola do Teatro Bolshoi

15/05/2023 | 13:00 | 943

Alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa iniciaram na manhã desta segunda-feira (15) a busca de um sonho que é virar bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina. É que a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), deu início ao novo processo de pré-seleção de crianças nascidas em 2012, 2013 e 2014. A pré-seleção acontece até o dia 31 de maio.

Neste primeiro dia, no turno da manhã, foram avaliadas alunas das escolas da rede nos bairros de Mangabeira e Cidade Verde: Escola Municipal Virgínius da Gama e Melo, Zumbi dos Palmares, João Gadelha de Oliveira, Afonso Pereira, Luiz Vaz de Camões e David Trindade.

A tarde acontecerá avaliação nas escolas dos bairros de Água Fria, Bancários, Altiplano e Penha: Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, Lions Tambaú, Olívio Ribeiro Campos, Aruanda, Anita Trigueiro do Vale e Antônio Santos Coelho.

“Nossa expetativa é que possamos oportunizar o maior número de crianças matriculadas nas nossas unidades escolares. Através do prefeito Cícero Lucena e da secretária da Educação, América Castro, queremos dar essa oportunidade para que essas crianças possam estudar em uma das melhores escolas de dança do mundo”, disse a representante da Escola do Teatro Bolshoi em João Pessoa e coordenadora do processo seletivo, Fernanda Albuquerque.

As crianças serão avaliadas em critérios como flexibilidade, mobilidade e impulsão, entre outros.

Samira Gonçalves da Rocha, 11 anos, é aluna da Escola Índio Piragibe e está participando pela primeira vez da seleção e não escondeu a alegria de ter tido esta oportunidade.

“Eu nunca participei e sempre via algumas colegas minhas fazendo esse teste. Estou muito feliz em ter tido essa chance. Eu acho o balé muito bonito e ser bailarina é uma profissão muito difícil. Mas estou preparada e acredito que passarei para a próxima etapa”, disse Samira.

As avaliações estão sendo feitas por 16 professores de Educação Física treinados pelo Bolshoi. O processo seletivo é realizado pela Sedec, por meio da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise).

A parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura de João Pessoa teve início em 2002, durante a primeira gestão do prefeito Cícero Lucena, e retomou em 2021. Atualmente, 12 estudantes, selecionados anteriormente na Rede Municipal de Ensino, estão em Joinville (SC) já em processo de formação.