Assistência

Secretaria das Mulheres realizou 424 atendimentos de forma remota durante o isolamento social

13/07/2020 | 10:54 | 1389

No período de isolamento social em virtude do novo Coronavírus, a Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres suspendeu as atividades presenciais, mas não paralisou os atendimentos às mulheres que já vinham sendo acompanhadas pela secretaria. Ao todo foram realizados 424 atendimentos de forma remota, seja online ou por telefone, sendo Psicologia (361); Serviço social (19); Jurídico (17); Terapia holística (16); Vídeos orientação (06); Reunião estudo de caso (03); Articulação por telefone acolhimento institucional (02).

O serviço de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e família, acompanhadas pelo Centro de Referência passou a ser por celular, por meio do número (83) 98653-4727, nos horários das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, possibilitando as orientações e encaminhamentos necessários.

“O engajamento da equipe, o bom relacionamento entre as coordenações e profissionais dos serviços ofertados pela secretaria foi muito importante nesse momento. Apesar de não estarmos inseridas no grupo de trabalhos essenciais, não podemos fechar os olhos para a violência contra a mulher, não podemos desconstruir tudo que já conquistamos e avançamos até hoje”, explicou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Urquiza.

De forma online, foram gravados vídeos de orientação com informações e cuidados para as usuárias inseridas nos programas de apoio, por meio de um grupo do WhatsApp. Os atendimentos psicológicos passaram a ser agendados pelo telefone, em consonância com as orientações do Conselho Regional de Psicologia (CRP), onde foram realizados atendimentos por chamadas de voz e vídeos, com duração de 45 minutos. Já a terapia holística passou a tratar as usuárias com florais, e também realizou-se trabalho em diálogo com a psicologia, acompanhando mulheres em situações emocional mais grave.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, Themis Gondin, houve uma preocupação por parte da secretaria em manter seus serviços ativos. “Tendo em vista a situação de vulnerabilidade e risco que as mulheres acompanhadas pelo serviço ficariam diante desta situação pandêmica, além da difícil convivência com seus agressores, nós tivemos a preocupação de pensar estratégias de atuação durante a pandemia”.

Ronda Maria da Penha – De acordo com a coordenadora da Ronda Maria da Penha, Helana de Oliveira Barros, o trabalho de monitoramentos processuais continuou a ser realizado com esclarecimentos das dúvidas e atualizações dos processos, além dos acompanhamentos as delegacias em casos de urgências através do WhatsApp (83) 98794-1695, nos horários das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

Cartilha Isolamento Social Seguro – Em maio, a secretaria lançou uma cartilha com o objetivo de orientar a população, em especial as mulheres, como procederem em caso de violência doméstica e familiar, com dicas e serviços atualizados.

Na cartilha as mulheres têm acesso às tipificações das violências contra a mulher, os serviços ativos durante o isolamento social, como efetuar uma denúncia de violência contra mulher de forma segura, como acionar a rede de enfrentamento a violência contra mulher municipal e estadual, como se manter emocionalmente bem durante o isolamento, como agir executando um plano de segurança e como apoiar outras mulheres.

A cartilha está disponível no endereço eletrônico: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/cartilha-Isolamento-Seguro-2.pdf

A SPPM também vinha realizando juntamente com Instituto Cândida Vargas (ICV), Associação das Doulas e a Secretaria e Desenvolvimento Social (SEDES), o curso Doulas e Educadora Perinatal, o qual teve que ser interrompido devido à pandemia da Covid-19. Para dar continuidade à formação da VI Turma de Doulas, a secretaria firmou parceria com a Associação de Doulas da Paraíba (ADPB), com a Doulare e a Secretaria de Saúde (SMS), surgindo o projeto EDUCA!DOULA.

O público alvo são as mulheres grávidas e puérperas atendidas pela rede de saúde pública municipal, mas toda mulher que tiver interesse em estudar e aprender mais sobre o tema pode estar participando, por meio das redes sociais (WhatsApp e Facebook).

Como participar – Para participar basta acompanhar as postagens e discussões diárias na página do Facebook – Projeto Educa Doula e solicitar a entrada no grupo do WhatsApp https://chat.whatsapp.com/CO0xxe5zD0MKyi72IsXlMe.