Nesta sexta-feira
Secretaria das Mulheres entrega certificados para concluintes do curso de cuidadora de idosos
13/04/2023 | 08:00 | 873
Visando a capacitação para os desafios do mercado de trabalho, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), promoverá a entrega de certificados de habilitação da primeira turma do curso para cuidadora de idosos, serviço disponibilizado pelo Espaço da Mulher. A solenidade acontecerá nesta sexta-feira (14), a partir das 14h, no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.
O curso é desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano (Inadh), sendo 15% das vagas destinadas para mulheres vítimas de violência doméstica. A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nena Martins, destacou a importância da qualificação como forma de empoderar e garantir liberdade para as mulheres construírem o seu futuro com dignidade.
“Com esse trabalho, que tem a colaboração decisiva do Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano e de toda gestão Cícero Lucena, estamos garantindo mais liberdade para a mulher, inserindo-a no mercado de trabalho, oferecendo uma oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida num futuro próximo, através da qualificação que é uma forma de gerar uma fonte de renda”, destacou Nena Martins.
Para o diretor-executivo do Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano, Diego dos Anjos, a entrega dos certificados é o coroamento de uma exitosa parceria. “Quero agradecer a acolhida que recebemos da Prefeitura de João Pessoa, através da secretária Nena Martins, reafirmando o compromisso de ampliar muito mais a quantidade de projetos a serem desenvolvidos em favor dessa cidade”, afirmou.
A conclusão da turma do curso para cuidadora de idosos ocorre após cinco meses e uma carga horária de 140 horas/aula. Dentre o conteúdo das aulas, foram ensinados os cuidados com a higiene pessoal, obediência aos horários de suas atividades diárias, como a hora da alimentação, banho, caminhada, entre outras.
As alunas ainda desenvolveram o conhecimento sobre tratamentos de saúde, a exemplo de diabetes, pressão alta, colesterol, bem como dos primeiros socorros em caso de emergências. No decorrer do curso, as alunas também foram instruídas a prestarem apoio psicológico e emocional, com a intenção de sempre melhorar o bem-estar do idoso e conscientizadas sobre as normas instituídas no Estatuto do Idoso e as punições para quem o viola.