Multiprofissionais de saúde

Secretaria das Mulheres entrega certificados para concluintes do curso de atendimento às vítimas de violência doméstica

04/09/2024 | 14:00 | 20

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) encerrará nesta quinta-feira (05) o curso de capacitação “Potencializando saberes: No atendimento às mulheres”, voltado para as equipes multiprofissionais de Atenção Básica a Saúde com foco na violência contra a mulher. A programação para a entrega simbólica dos certificados aos participantes será aberta às 9h, no auditório do Sebrae, no Bairro dos Estados, e contará com a presença dos gestores da Saúde de João Pessoa.

“Foram 36 turmas de servidores da Atenção à Saúde de diversas áreas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, gerentes de unidades de saúde, diretores de policlínicas e outros capacitados pela equipe da Secretaria das Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. As capacitações tiveram início no dia 15 de julho e se estenderam até o dia 30 de agosto. Agora, vamos fazer a solenidade de encerramento e entrega dos certificados para os participantes”, informou a secretária das Mulheres, Nena Martins.

Durante o curso de capacitação foram ministrados módulos relacionados aos impactos da violência na saúde física e mental da mulher, a rede assistencial e os fluxos de atendimentos nos serviços disponibilizados pela Prefeitura de João Pessoa, bem como por outros órgãos, além das leis relacionadas ao tema.

A secretária Nena Martins ressaltou que, durante todo o ano, a Pasta promove capacitações para alguns serviços sobre o cuidado com a mulher, principalmente para o acolhimento de vítimas de violência de todos os tipos. “É fundamental que esses profissionais possam acolher da melhor forma possível essas mulheres, dar os encaminhamentos necessários, além de conseguir identificar situações de violência também nos casos em que a mulher não fale sobre o que está vivendo, e assim, podermos acolher e prestar sempre uma assistência qualificada e humanizada”, destacou.

Serviços – Em João Pessoa, a Prefeitura mantém uma rede estruturada para atender mulheres vítimas dos variados tipos de violência. Essa rede é composta por serviços diversos como o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, a Ronda Maria da Penha, o Instituto Cândida Vargas e a Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, responsável por promover a articulação entre instituições e serviços governamentais na esfera municipal para o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento de todas as formas de violência, doméstica e de gênero.

Canais de denúncia:

180 – Central de Atendimento à Mulher

197 – Polícia Civil

190 – Polícia Militar

153 – Ronda Maria da Penha

0800-283-3883 – Canal de acolhimento do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (atendimento 24h) e durante a semana, de segunda a sexta-feira, (83) 9 8695 3549 e das 8h às 17h, pelo (83) 3213 7359.

Pular para o conteúdo