Capacitação
Secretaria das Mulheres entrega certificados de doulas e educadora perinatal
02/10/2020 | 16:30 | 578
A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas Para as Mulheres e do Instituto Cândida Vargas, entregou certificados da VI Turma de Doulas e Educadora Perinatal para 30 mulheres. O curso teve uma carga horária de 228 horas, entre aulas teóricas e práticas.
Entre as novidades do curso estão a inserção do estágio supervisionado com preceptoras apoiando e mediando o processo de construção e consolidação das capacidades básicas sobre o que é ser doula. A preceptoria deu suporte a 5 grupos (cada grupo formado por 6 mulheres) de doulas em formação, tendo em vista oferecer o suporte teórico-prático e prático-teórico durante a inserção no serviço. A formação inicial (módulos teórico-vivenciais) e continuada (prática supervisionada e estágio) foi centrada na experiência vivencial e nos momentos de reflexão.
Segundo a diretora do Instituto Cândida Vargas, Terezinha Lisieux, a flexibilização já está permitindo a entrada de acompanhantes, mas ainda há o controle em relação às visitas. “A palavra que define essa turma é superação. O Instituto está sentindo muita falta da atuação das Doulas, pois a doulagem tem essa característica que é mesmo sentimento da instituição, cuidar das mulheres”, disse.
Valéria Cristina Araujo Duarte, que participou do curso, agradeceu à Secretaria das Mulheres, ao ICV e à Associação das Doulas. “Espero que essa energia de ser doula se renove e que a experiência em doular, a qual está sendo incrível, seja enriquecedora e maravilhosa, pois se cresce com a doulagem. Aguardo ansiosamente a possibilidade de doular no ICV voluntariamente, estou ansiosa para participar das rodas de gestante para dialogar com as mulheres nas unidades de saúde, repassando os conhecimentos aprendidos no curso”, destacou.
A Prefeitura de João Pessoa aposta na presença das doulas nos cenários obstétricos, incentivando e apoiando a formação teórica e prática de doulas voluntárias para atuar na comunidade com o objetivo de facilitar o processo de humanização da assistência durante a gestação, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, inserindo a doula como pessoa habilitada a trazer informações e apoio, funcionando como um elo entre a equipe de atendimento, a comunidade e o ambiente hospitalar.
No ano de 2019, o curso já na sua sexta edição, toma uma nova configuração para que na certificação se abranja a titulação de educadora perinatal, ampliando seu escopo de atuação e cenário de prática para atenção básica do município.
Para Bruna Graziele, da Associação de Doulas da Paraíba, essa formação foi extremamente atípica, e deixou uma mensagem: “Foi privilégio conhecer cada uma dessas mulheres e queria dizer que nós doulas somos mulheres que servimos, mas somos sim mulheres educadoras, orientadoras e que nos superamos dentro das adversidades, portanto não deixem de doular e não se limitem a apenas assistir ao parto”.
-
Texto: Rômulo Teodorico
Edição: Thadeu Rodrigues
Fotografia: -
Secretarias
sms seppm -
Tags
certificados doulas educadora perinatal