Evento online

Secretaria da Transparência da Capital destaca os desafios dos ouvidores na implementação de canais digitais

16/03/2021 | 12:34 | 1123

Esta terça-feira (16) foi de aprendizado sobre desafios e implementação de canais digitais nas atividades desenvolvidas pelos ouvidores municipais. Por meio de um evento online, a Prefeitura de João Pessoa promoveu palestras e debates com o tema para melhorar a interação entre a gestão pública e população, reforçando a transparência e importância da Ouvidoria nesse processo. A atividade foi realizada em alusão ao Dia do Ouvidor, lembrado nesta terça.

O evento,  realizado de forma remota em obediência ao decreto municipal, nas medidas de combate à Covid-19, contou com apresentações dos ouvidores Alcilene Figueiredo, Priscilla Alcântara e Emerson Caldas, além da palestra da professora Francisca Leite. Segundo Rafael Costa, secretário executivo da Transparência Pública e Ouvidor Geral do Município, o objetivo de capacitar os ouvidores municipais no uso de novas tecnologias que vêm sendo adotadas pela atual gestão e fortalecer o trabalho da Ouvidoria, sendo também uma forma de comemorar o Dia do Ouvidor, foi alcançado.

O secretário destaca que o encontro foi importante para discutir o uso de novas ferramentas, o exercício da cidadania, promover o controle social e a participação popular por meio dela. “A troca de conhecimentos e o compartilhamento de experiências, que tem como ponto focal o cidadão, são fundamentais para aprimorar a gestão pública. Parcerias e ações conjuntas são sempre positivas, pois a partir dessas iniciativas que fazemos o aprimoramento da administração. As ferramentas tecnológicas desburocratizam o atendimento e geram maior satisfação e engajamento com a população”, comentou o secretário.

A diretora do Departamento de Recepção de Denúncias, Reclamações e Sugestões, Priscilla Alcântara, pontuou que ouvidores são os agentes públicos que fazem a diferença, por isso é necessário refletir o uso das novas tecnologias como forma de avanço no serviço ofertado à população. “A Prefeitura de João Pessoa mostra que está adotando medidas de transparência ativa e possibilitando que as pessoas tenham acesso à ferramentas tecnológicas que permitem uma atuação mais facilitada, ágil e eficiente das ouvidorias”, completou.

A Ouvidoria Geral do Município – OGM está administrativamente vinculada à Secretaria da Controladoria Geral do Município e Secretaria Executiva da Transparência Pública. É uma ferramenta que atua com ética sem formulação de juízo de valor na interlocução da Prefeitura Municipal de João Pessoa com a sociedade, para consolidação de uma gestão participativa destinada ao aperfeiçoamento da cidadania.

Entre as atribuições recebe e apura denúncias, reclamações, sugestões, elogios, pedidos de informação sobre atos considerados arbitrários ou que contrariem o interesse público, praticados por servidores ou agentes públicos do município de João Pessoa. Busca a ampliação dos canais de comunicação direta entre a administração pública e a população, no acompanhamento e fiscalização da prestação dos serviços públicos do município.