Diálogo

Secretaria da Mulher realiza eventos online e mantém agenda de trabalho

18/03/2021 | 11:21 | 1069

Em cumprimento ao Decreto Municipal que determina a suspensão de atendimentos presenciais por conta da pandemia do Covid 19, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) segue realizando reuniões e seminários virtuais para manter a agenda de trabalho da instituição. Neste mês de março, quando lembramos a luta das mulheres pelo acesso aos direitos, os encontros têm sido focados nessa temática.

Na quarta-feira (17), foram realizadas duas reuniões coordenadas pela Secretaria da Mulher. A primeira tratou sobre o desenvolvimento de uma ferramenta virtual de atendimento à mulher vítima de violência doméstica. A plataforma está sendo criada em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e será mais um suporte de combate à violência contra a mulher. A segunda reunião foi com mulheres que irão compor a nova formação do Conselho Municipal do Direito da Mulher para o próximo biênio (2021/2022). A eleição das novas representantes está suspensa por conta da pandemia, mas seguem sendo feitos os alinhamentos internos.

Já no último dia 16, mulheres representantes da Secretaria da Mulher, Centro de Referência e da Secretaria Municipal de Saúde, promoveram uma roda de conversa com o tema “Vigilância Epidemiológica das Violências Interpessoais e Autoprovocadas”. O encontro foi via Google meet e voltado para as técnicas das instituições com o objetivo de capacitá-las em relação a temática abordada.

Nena Martins, secretária da SEPPM, reforça a importância de usar as ferramentas virtuais para seguir avançando nos trabalhos. “Com essa pandemia e a necessidade de nos mantermos em distanciamento social, muitas agendas e eventos externos foram cancelados, mas isso não nos impede de continuar nosso planejamento e também a execução de atividades. Estamos usando os recursos que temos, que nesse momento é a internet, para chegar até a população”, explicou.

Reuniões abertas – Ainda este mês, a Secretaria da Mulher de João Pessoa irá realizar dois eventos virtuais abertos ao público para encerrar o mês alusivo ao Dia da Mulher. O primeiro, um webnário previsto para o dia 23, será voltado para mulheres idosas. O segundo, fechando a programação, será realizado dia 30 de março, um Seminário Virtual com os movimentos de mulheres de João Pessoa, que reúne ONGs e grupos que representam a sociedade civil.