Cursos gratuitos
Secitec capacita quase 2.470 alunos em cursos virtuais entre janeiro e setembro desse ano
11/09/2020 | 16:00 | 733
A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João Pessoa capacitou, entre janeiro a setembro desse ano, 2.468 alunos em cursos gratuitos e virtuais. Mesmo com a pandemia do Coronavírus, a Secitec continuou oferecendo cursos para a população, visando capacitar o cidadão para o mercado de trabalho. Foram oferecidos cursos de empreendedorismo, introdução ao Marketing, comunicação em público, assistente administrativo, coach, entre outras áreas.
De acordo com a chefe de gabinete da Secitec, Vaneide Araújo, estão previstas novas vagas em cursos ainda para o mês de setembro. “Estamos lançando o décimo primeiro ciclo de capacitação profissional, que deve acontecer na segunda quinzena de setembro, com 2.200 vagas. Além disso, a secretaria pretende iniciar uma nova campanha com algumas empresas para atrair novos parceiros”, adiantou.
Os cursos oferecidos pela Secitec são planejados de acordo com as necessidades do mercado. Mesmo diante de um cenário de pandemia e com uma economia fragilizada, os cursos não podem parar. “Quando tudo isso passar teremos mão de obra qualificada para atender as demandas do empresariado paraibano”, ressaltou a chefe de gabinete.
Cursos – Os cursos oferecidos gratuitamente são: introdução a lógica da programação, formatação de textos com Word, construção de sites com HTML 5, assistente administrativo, coaching: aumente sua produtividade, Power Point, introdução ao design com Corel Draw, comunicação em público com oratória, planilhas Excel do Básico ao Avançado, introdução ao Marketing digital e introdução a segurança na Internet: Cisco.
Os cursos são abertos para todas as pessoas. Não é exigida idade, nem escolaridade. O único requisito é que se tenha noção de informática básica. Já para os cursos como Jogos Unity 2D e edição de vídeo, a pessoa deve ter noção intermediária ou avançada de informática.
Outros projetos – A Secitec pretende também intensificar a campanha de recolhimento de lixo eletrônico, implantar mais 14 estações digitais que irão beneficiar diversas comunidades da Capital e dar continuidade ao programa Agente de Inclusão Digital, ação que está capacitando estudantes carentes. “Através desse programa foram selecionados 12 estudantes que estão sendo capacitados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte e acompanhados pela equipe técnica da Secitec para ministrar os cursos de inclusão digital nas estações e laboratórios digitais”, revelou Vaneide.