Assistência

Saúde realiza 1,3 mil atendimentos nas UPAs e posto móvel durante final de semana de Réveillon

02/01/2023 | 12:30 | 708

Durante o final de semana da virada do ano foram registrados 1.383 atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital e no posto médico montado para prestar socorro na festa de Réveillon da Prefeitura de João Pessoa, em Tambaú. Os tipos de atendimentos mais frequentes estavam relacionados a intoxicações alimentares e alcoólicas.

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

As quatro Unidades de Pronto Atendimento somaram um total de 1.348 acolhimentos, sendo 667 no sábado (31) e 681 no domingo (1º). Do total dos dois dias, foram 373 atendimentos na UPA Valentina, 353 na UPA Oceania, 329 na UPA Cruz das Armas e 293 na UPA Bancários.

Além das intoxicações alimentares e alcoólicas, foram atendidos casos de ansiedade, náuseas, faringite, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia (dor na região lombar), hipertensão arterial sistêmica, síndromes gripais, infecções das vias aéreas superiores e outros.

Já no posto médico instalado em Tambaú para a festa de Réveillon na noite do sábado (31) e madrugada do domingo (1º), a movimentação foi mais tranquila. Foram realizados 35 atendimentos durante o evento, sendo sete registrados como mal estar, sete relacionados ao consumo de bebida alcoólica, cinco remoções, quatro cortes contusos no pé, quatro desmaios, além de uso de drogas, dor epigástrica, cefaleia, choque elétrico e cólica menstrual.

No local, estavam atendendo 11 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A assistência ofertada também contou com uma ambulância da Rede Municipal de Saúde e duas motolâncias.