Mudança de estação

Saúde orienta sobre cuidados para evitar doenças recorrentes durante o Outono

21/03/2023 | 15:00 | 1012

A chegada de uma nova estação favorece a incidência de doenças infecciosas, inflamatórias e alérgicas transmitidas pelo ar. Na última segunda-feira (20), teve início o Outono e, neste período, é comum quadros de gripe, resfriado, otite, bronquite, asma, sinusite, rinite e até pneumonia. Para evitar os agravos mais recorrentes nesta época do ano, a Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa orienta a população sobre os principais cuidados que se deve tomar e, em casos de sintomas, quais serviços de saúde deve procurar.

De acordo com Albanete Lima, médica da Rede Municipal de Saúde, as temperaturas mais baixas favorecem a disseminação de vírus causadores de infecções como gripe e resfriado. “Além dessas, doenças como sinusite, rinite e crises de asma e bronquite aumentam consideravelmente. A transmissão dessas doenças ocorre muito por conta da permanência em espaços fechados e com pouca ventilação, o que facilita a circulação de microrganismos, principalmente vírus respiratórios”, explicou.

A médica destaca que algumas medidas simples podem ajudar a prevenir doenças respiratórias como evitar ambientes fechados e sem ventilação, lavar bem as mãos, proteger a boca ao tossir, beber bastante água e evitar o acúmulo de poeira. “As blusas, mantas e cobertores guardados por muito tempo devem ser lavados e colocados para secar ao Sol. Também é recomendada a lavagem nasal com solução fisiológica para aliviar a irritação”, complementou.

Onde procurar atendimento – A principal porta de entrada para o usuário na rede municipal de saúde é a Unidade de Saúde da Família (USF). Portanto em casos de sintomas leves como tosse, coriza ou febre baixa, o cidadão pode recorrer à sua USF de referência. Se necessário, o médico da unidade encaminhará para atendimento especializado com alergologista ou pneumologista.

No caso de sintomas mais agudos ou intensos em que o paciente adulto esteja instável, como asma descompensada ou desconforto respiratório, ele deve se dirigir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para que seja estabilizado. Em João Pessoa, a população conta com quatro UPAs 24 horas nos bairros de Manaíra, Bancários, Valentina Figueiredo e Cruz das Armas.

Já as crianças e adolescentes alérgicos e com problemas respiratórios devem ser atendidas no Hospital do Valentina, referência no atendimento infantil para casos de urgência e emergência.