Nesta quarta

Saúde do trabalhador é tema de palestra virtual na programação do Abril Verde

13/04/2021 | 13:00 | 749

Dando continuidade às ações que integram a programação do Abril Verde, a Secretaria de Saúde (SMS) realiza de forma virtual, nesta quarta-feira (14), das 9h às 11h, mais uma palestra voltada ao cuidado com a saúde do trabalhador. Desta vez, o tema abordado será a ‘Anamnese clínico ocupacional: passos para realização de nexo causal em saúde do trabalhador’ e pode ser acompanhado por meio do Google Meet pelo código de acesso: puy-mxxs-cxf

A palestra é voltada aos profissionais que atuam na Atenção Básica, núcleos de apoio a Saúde da Família, Distritos Sanitários, Rede de Atenção Especializada, Rede de Uurgência e Emergência e Rede Hospitalar, tanto de João Pessoa quanto dos demais municípios que compõe a Primeira Macrorregião do Estado.

“A Anamnese clínico ocupacional contribui para a identificação da forma do adoecimento e sua relação com a atividade de trabalho, dessa forma a palestra acontece no intuito de esclarecer e ajudar os profissionais a  identificar o trabalho como causa de adoecimento, além da contribuição para as ações de Vigilância em Saúde na identificação dos principais agravos e adoecimentos ligados ao trabalho”, explica o diretor do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de João Pessoa (Cerest), Kleber José.

A palestra será ministrada pelo médico do trabalho do Cerest JP, Dr. Laudevan Fragoso Veras, e pela assistente social do Centro Ms. Jaciara dos Santos Silva e terá mediação da também assistente social do Cerest, Maria do Carmo Dantas.

Abril Verde – Iniciado em 2014, o movimento tem o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho. Com a Lei Ordinária nº 14.110, de 22 de janeiro de 2021, sancionada pelo prefeito Cícero Lucena, o Abril Verde tornou-se “Patrimônio Cultural Imaterial” do município de João Pessoa e passa a integrar oficialmente o calendário de saúde da cidade.