Vacinação

Saúde alerta sobre a importância das vacinas no período de pré-natal

12/03/2022 | 08:00 | 2104

A gravidez é um período muito especial para a mãe, para o bebê que está em desenvolvimento e para todas as pessoas próximas. Muitas mudanças ocorrem nos nove meses de gestação. Neste período, a vacinação preventiva deve estar em dia, para garantir a segurança e saúde gestacional.

De acordo com Fernando Virgolino, coordenador da seção de imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no período da gravidez, a mulher está mais suscetível às contaminações de agentes infecciosos, visto que o seu sistema imunológico passa por uma série de alterações durante a gestação.

“O recomendável é um check up da saúde como parte do planejamento da gravidez, para avaliar taxas, possíveis riscos e principalmente, colocar as vacinas em dia. Quando não houve um planejamento prévio, as mulheres devem tomar a vacina dTpa, hepatite B e Influenza, que anualmente entra no calendário de vacinação como campanha e as gestantes fazem parte do grupo prioritário”, explicou Fernando Virgolino.

Prevenção – A vacina contra a hepatite B é muito importante durante a gravidez. No caso de acontecer a transmissão da doença no período perinatal, próximo ao nascimento, a criança pode desenvolver infecção crônica do fígado. A indicação é que a administração seja iniciada a partir do segundo trimestre do período gestacional.

“Caso a gestante já tenha o esquema da vacina completo, não há necessidade de nova aplicação como reforço. Essa imunização protege a mãe da doença e o bebê de uma possível infecção nas primeiras semanas de vida”, informou o coordenador.

A Tríplice bacteriana (dTpa) é recomendada em todas as gestações. Ela é indicada para a proteção da gestante contra a difteria, tétano, do tétano neonatal e, contra a coqueluche. Essa vacina permite a transferência de anticorpos ao feto, protegendo principalmente nos primeiros meses de vida até que possa ser imunizado.

Já a vacina contra a influenza, é uma vacina de campanha e, as gestantes e puérperas fazem parte do grupo prioritário. Ela protege a mãe contra a gripe e suas formas graves.

Pular para o conteúdo