Independência funcional

Samu orienta idosos da USF Vieira Diniz sobre prevenção de acidentes domésticos

02/04/2019 | 15:05 | 1547

Os idosos atendidos pela Unidade de Saúde da Família (USF) Vieira Diniz, localizada no bairro Jardim Veneza, participaram na manhã desta terça-feira (2) de uma capacitação sobre prevenção de acidentes domésticos e independência funcional, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Cerca de 50 idosos, que integram o grupo Viver Bem, participaram da atividade.

A capacitação foi ministrada por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU- JP) que abordaram temas como prevenção de acidentes domésticos e corriqueiros, como engasgos e queimaduras; automedicação; e suspensão de tratamentos de saúde sem autorização médica.

Também foram exemplificados procedimentos básicos de primeiros socorros, a exemplo de como acionar o serviço de urgência e como eles mesmos podem se proteger de determinadas situações como quedas ou dores súbitas.

“Essa capacitação é muito relevante, tendo em vista que a perspectiva de vida tem aumentado cada vez mais e esses idosos precisam viver com autonomia, com equilíbrio. Nessas atividades são repassados cuidados e hábitos simples para que eles possam ter uma saúde plena e mantenham sua independência funcional para que vivam com mais qualidade de vida”, afirmou Ana Giovana Medeiros, secretária-adjunta de Saúde.

Grupos de Convivência – As equipes de saúde da família promovem interação entre os idosos por meio dos grupos de convivência. Em cada grupo são desenvolvidas atividades como desenho, pintura, jogos, palestras e rodas de conversa. Para participar, basta que o idoso entre em contato com a equipe de saúde da família de sua região.

Saúde do Idoso – Para o cuidado com a população idosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza uma Policlínica exclusiva à Saúde do Idoso, um serviço que há mais de 10 anos garante assistência a este público. A Rede Municipal de Saúde atende a este público por meio, também, das USF, outras Policlínicas, Academias da Saúde, Projeto João Pessoa Vida Saudável, Centros de Práticas Integrativas e Complementares, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e rede hospitalar.

Pular para o conteúdo