Ambulâncias extras

Samu-JP tem plano operacional para prestar assistência na Gran Fondo 2022

21/10/2022 | 10:00 | 769

A cidade de João Pessoa recebe neste domingo (23) ciclistas de todo o mundo para participar da Gran Fondo 2022, um evento internacional de ciclismo, que percorrerá diversas avenidas da cidade entre as praias do Cabo Branco e Jacarapé. Aos participantes do evento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência regional de João Pessoa (Samu-JP) estará disponível para prestar assistência de saúde caso seja necessário.

Para isso, o Samu-JP criou um plano operacional que envolverá 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e equipe de apoio e coordenação e, 10 veículos, sendo três ambulâncias extras, seis motolâncias e um veículo para apoio logístico.

“Mais uma vez a cidade de João Pessoa recebe a Gran Fondo e, mais uma vez, nossa equipe do Samu-JP estará disponível para prestar a assistência que for necessária durante todo o evento. Mas é importante destacar, que toda a nossa logística empregada nesse evento é composta por veículos e profissionais extras, ou seja, não atrapalha em nada a assistência que prestamos rotineiramente à nossa população que nos aciona pelo 192”, destacou o coordenador geral do Samu-JP, Galileu Ricarte.

Os veículos do Samu-JP estarão disponíveis no evento a partir das 5h da manhã e assim permanecerão até o final do evento. O primeiro veículo é uma Unidade de Suporte Avançado de Vida (USA) e estará localizada no ponto de largada e chegada do evento, no Girador da Estação Cabo Branco. A segunda ambulância, também uma USA, estará no estacionamento do Posto Federal, na Penha. E a terceira, que é uma Unidade de Suporte Básico de Vida (USB), estará posicionada na PB 008, no girador após o Centro de Convenções, sentido praia de Jacumã.

Já as motolâncias estarão posicionadas em duplas, sendo a primeira (Alfa) a localizada na Avenida Hilton Souto Maior, em Quadramares. A segunda dupla (Bravo) estará no cruzamento da Avenida Cabo Branco com a Avenida Epitácio Pessoa, no Busto de Tamandaré, e acompanhará os atletas até o girador da Estação Cabo Branco. Já a dupla de motolâncias Charlie estará localiza na tenda de apoio localizada no girador próximo ao centro de hipismo na Hilton Souto Maior.

A Gran Fondo é uma das principais provas do ciclismo mundial e tem largada prevista para às 6h.

Trânsito e transporte – A Prefeitura de João Pessoa elaborou uma operação especial de trânsito e transporte para garantir a segurança viária de todo o percurso do Gran Fondo. A estratégia de largada/chegada, deslocamentos, bloqueios e desvios está sob responsabilidade da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e pode ser conferida acessando o link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/prefeitura-monta-esquema-especial-para-percurso-da-gran-fondo-e-alerta-condutores-para-bloqueios-e-desvios/

Percurso – Às 6h, os atletas sairão em comboio, para aquecimento, do Busto de Tamandaré pelas avenidas Cabo Branco, João Cirilo da Silva e seguirão até o Parque Linear Estação Cabo Branco, onde oficialmente ocorrerá a largada da prova. Em seguida, os ciclistas seguirão pela Avenida Panorâmica até a entrada à direita na Avenida Hilton Souto Maior, contornarão nas imediações de Quadramares, voltarão pela Avenida Hilton Souto Maior, acessarão à direita na PB-008, vão até o Centro de Convenções e contornarão sentido Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.