'JP na Palma da Mão'

Saiba como funciona o aplicativo de serviços públicos da Prefeitura de João Pessoa

21/07/2024 | 08:00 | 402

Imagine emitir o cartão do SUS, solicitar e acompanhar demandas como tapa-buraco, iluminação, IPTU, Sine-JP, Procon-JP e até solicitar cirurgias sem sair de casa, sem precisar enfrentar filas e sem burocracias? Na capital paraibana, os moradores podem fazer tudo isso de forma confortável e sem estresse. Basta acessar o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ – ferramenta para dispositivos móveis que possibilita ao cidadão acessar todos os serviços da Prefeitura de forma mais ágil e segura.

A ferramenta cidadã está disponível pelos sistemas Android e IOS e também pode ser acessada no site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma ‘Prefeitura Conectada’. Quem já usou, aprova o mecanismo e a sua funcionalidade. Silvana Farias mora no bairro do Cristo Redentor e conta sobre a eficiência do aplicativo e como sua demanda foi resolvida com rapidez.

“Um dos serviços que solicitei pelo aplicativo foi a troca de uma luz no poste da minha rua, e houve um retorno que seria direcionado para o órgão responsável, e assim foi feito a troca normalmente. Achei o tempo de resposta muito rápido, pois se fosse ao órgão pessoalmente fazer uma solicitação, acredito que teria gastado mais tempo. Vejo também um ponto positivo que o cidadão pode acompanhar todo andamento pelo aplicativo”, contou.

Silvana achou super fácil acessar o app e aprovou a ferramenta. “Achei o aplicativo de fácil acesso e de grande importância para população nos tempos tecnológicos em que estamos vivendo, sem necessidade de sair de casa. Na minha opinião acho de grande importância sim, tendo em vista a necessidade diariamente de estar usando uma ferramenta que nos possibilita vários serviços podendo acessar de qualquer lugar”, complementou.

Fácil de usar – É bem simples baixar o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ e começar a usar. Mas, se você ainda não conhece a ferramenta, vamos te dar um passo a passo para utilizar o app.

Coloque na busca da sua loja de aplicativos, seja ela Google Play e/ou App Store, o nome do aplicativo: ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Encontrou? Agora, clique em baixar. Depois de baixar o aplicativo em seu smartphone, preencha a página inicial com número do CPF e a data de nascimento.

Na aba ‘serviços’, é possível encontrar todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Já em ‘acompanhar’, o cidadão pode ficar por dentro das solicitações de agendamentos, cadastro, e serviços concluídos e cancelados.

Todos os serviços possuem campos onde o cidadão pode preencher com o tipo de solicitação desejada. Em algumas solicitações é possível adicionar fotos ou vídeos.

Ao solicitar um serviço, o cidadão recebe um protocolo e a cada passo dado dentro dos setores da Prefeitura, será informado por meio de mensagens de como está o andamento do processo.

Agendamento de cirurgias pelo app – Ao abrir o aplicativo o usuário vai inserir o número do CPF ou do Cartão SUS. Ao clicar no banner do ‘João Pessoa Opera Mais’, será direcionado a uma nova página onde poderá acompanhar a cirurgia já solicitada ou fazer a solicitação de um novo procedimento. Para efetuar a solicitação, é preciso preencher todos os dados e enviar os documentos solicitados, como as requisições da cirurgia e exames pré-existentes. O prazo entre a solicitação e as marcações deve durar cerca de 10 dias.

Como solicitar os exames pelo app – É possível solicitar exames de endoscopia e colonoscopia por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Na página inicial do app, o usuário deve clicar na categoria ‘João Pessoa Opera Mais’ e será direcionado a uma nova página onde estão dispostos os serviços disponíveis, devendo clicar na opção ‘Exames – Opera Mais’. Para efetuar a solicitação, é preciso preencher todos os dados, selecionar o exame pretendido e anexar a requisição médica. Após isso, o usuário receberá a data da marcação diretamente no aplicativo.

Emissão do Cartão SUS – Selecione a opção ‘Cartão SUS’ e anexe uma cópia do seu RG, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Preencha as informações necessárias e clique em ‘Solicitar’ para emitir o cartão. Após a aprovação, o Cartão SUS será disponibilizado em formato PDF no aplicativo para que o usuário possa imprimi-lo conforme necessário, dispensando a necessidade de retirada em outro local físico.

Serviços de manutenção da Seinfra – As demandas da população para os serviços da Secretaria de Infraestrutura, como reparos de iluminação pública e manutenção de vias, devem ser solicitados através do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Poda de árvores – Uma vez que a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) recebe o pedido, os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento realizam uma vistoria no local e emitem um laudo técnico com orientações sobre o serviço – se deve ser feita poda, tratamento ou mesmo se é preciso a retirada da árvore. O processo de vistoria dura uma semana, contado a partir da solicitação. O laudo técnico é, então, encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que executa as podas.

Mais serviços disponíveis:

Piso nacional da Enfermagem

Atendimento digital

Agendar atendimento presencial

Limpeza

Cata-treco

Coleta seletiva (condomínio)

Fiscalização de descarte ir regular de resíduos

Fiscalização de obras irregulares

Vistoria de lixo diversificado

Coleta de animais mortos

Coleta de poda

Coleta domiciliar

Limpeza de próprios municipais

Limpeza de terreno

Serviços de varrição de vias e logradouros públicos

Procon-JP

Denúncia/fiscalização

Dúvida

Reclamação

Pesquisa de preço de itens da cesta básica

Iluminação

Problema na iluminação

Expansão da iluminação

Manutenção de vias

Tapa-buraco

Galeria e boca de lobo

Terraplanagem

Cartão do SUS

Solicitar cartão do SUS

Saúde Animal

Castração

Denúncia de maus-tratos

Mobilidade urbana

Apoio para eventos

Campanhas de educação para o trânsito

Cartão de gratuidade

Credencial de estacionamento para idoso

Reclamação integração temporal

Reclamação trânsito

Reclamação transporte público

Renovação da credencial de estacionamento do idoso

Renovação credencial – pessoas com necessidades especiais

Sugestões, reclamações, informações e elogios

IPTU

ITBI

TCR

IPTU

Auxílios

Atualização cadastral – auxílio moradia

Mulheres

Ronda Maria da Penha

Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra

Defesa Civil

Palestra para instituições de ensino

Registro de ocorrência de distrate

Solicitação de vistorias preventivas

Alagamento

Desmoronamento

Cultura

Sine-JP

Participação Popular

Apreensão de animais

Atendimento domiciliar

Vigilância Sanitária

Denúncia

Esporte e Recreação

Recebimento de convites

Solicitação de apoio

Solicitação de material

Solicitação de reparos e manutenção de equipamentos

Solicitação de uso de espaço físico

Manutenção de praças

Pinturas

Hidráulicos

Elétricos

Serralharia

Jardinagem

Marcenaria

Vacinação

Agendamento para vacinação de recém-nascido

Seguro desemprego

Agendamento

Meio Ambiente

Plantio de árvore

Denúncia Semam

Lançamento de águas servidas

Lançamento de esgoto

Poluição sonora

Poda irregular de árvores

Poluição atmosférica

Invasão de área de preservação permanente

CRAS

Inclusão no CadÚnico

Atualização cadastral

Educação

Autorização de estágio supervisionado

Autorização de pesquisa CREI/Escola

Furto, extravio ou perda de equipamentos

Prestação de contas emendas impositivas

Reconhecimento de dívida

Solicitação de Chromebooks e chips de internet

Solicitação de espaço físico – Escola/CREI

Solicitação de pagamento (DTIC)

Solicitação diversa

Impostos e certidões

Emissão de nota fiscal avulsa

Certidão negativa

Parcelamento de débitos

Consulta nota fiscal avulsa

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