Prevenção
Sábado é ‘Dia D’ mobilização vacinal em diversos serviços da Rede Municipal
18/10/2024 | 09:30 | 44
Vacinação é um cuidado que deve ser levado a sério. O documento com as anotações das vacinas já administradas deve estar sempre atualizado, seja com as doses de rotina ou de campanhas. Ampliar a assistência é contribuir para aumentar os índices da cobertura vacinal. Mais do que apenas um cálculo, a cobertura vacinal indica quando o território consegue completar a imunização das diversas doenças. É a garantia de que doenças já erradicadas e controladas, como varíola e poliomielite, não voltem a causar vítimas no País.
É com este alerta que a Prefeitura de João Pessoa faz o chamamento para que as pessoas visitem um serviço de saúde neste sábado (19) e participem do ‘Dia D’ de vacinação, levando o cartão ou caderneta para ser atualizado. “Pedimos que os pais e responsáveis que não deixem de levar seus filhos, seja para iniciar ou completar algum esquema vacinal que esteja pendente. É um cuidado coletivo e precisamos estar atentos e vigilantes”, alertou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Para atende a população, diversos serviços estarão funcionando nos cinco Distritos Sanitários da Capital. Ao todo estarão disponíveis cinco Unidades de Saúde da Família (USFs) por Distrito, cinco Policlínicas Municipais e três pontos móveis que atualmente funcionam de segunda a sábado no Home Center Ferreira Costa e nos Shoppings Sul e Tambiá.
Os horários ficaram definidos da seguinte forma: As Unidades de Saúde da Família (USFs), Policlínicas Municipais e o Centro Municipal de Imunização terá equipes atendendo no período das 8h às 12h. Já os pontos móveis, localizados no Home Center Ferreira Costa e nos Shoppins Sul e Tambiá, contarão com equipes a partir do horário de abertura do estabelecimento até as 17h.
Contra a dengue – A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada).
Contra Influenza – Para conter os casos graves e internações pela doença, a campanha de vacinação foi ampliada para toda população acima de seis meses de idade, sobretudo o alerta segue para as pessoas que integram os grupos prioritários.
Contra Covid-19 – Os esquemas primários de vacinação não são mais recomendados rotineiramente para pessoas com 5 anos de idade ou mais que não fazem parte dos grupos prioritários. Contudo, se a pessoa não tiver se vacinado anteriormente e optar por se vacinar poderá receber uma dose da vacina Covid-19 monovalente (XBB), e crianças completamente vacinadas (três doses) anteriormente com outras vacinas contra Covid-19 podem receber mais uma dose da vacina monovalente XBB.
Grupos prioritários para Covid-19 – Crianças menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas vivendo em terra indígena, ribeirinhos, quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores da Saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (maiores 18 anos), funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
Outras vacinas – Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta que a Secretaria Municipal de Saúde convoca toda a população para buscar um serviço de saúde mais próximo e colocar em dia a vacinação.
Locais para vacinação em João Pessoa no sábado (19) – ‘Dia D’:
Home Center Ferreira Costa
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 8h às 17h
Shopping Sul
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: Apenas para grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 10h às 17h
Shopping Tambiá
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: Apenas para grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 9h às 17h
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Ofertando as vacinas do calendário de rotina e de campanhas contra:
– Influenza (Toda população acima de 6 meses)
– Dengue (Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos)
– Covid-19: Apenas para grupos prioritários;
– Covid-19 XBB – Apenas no CMI – Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias e, acima dos 5 anos, as doses são exclusivamente para quem faz parte dos grupos prioritários.
Horário: 8h às 12h
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: Apenas para grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 8h às 12h
Unidades que vão funcionar:
Distrito Sanitário I
- USF Integrada Cruz das Armas l
- USF Integrada Jardim Saúde
- USF Integrada Verde e Vida
- USF Integrada Costa e Silva
- USF Integrada Funcionários l
Distrito Sanitário II
- USF Vila Saúde
- USF Espaço Saúde
- USF Integrada Geisel – Estação Saúde
- USF Integrada Vista Alegre
- USF Integrada Boa Esperança
Distrito Sanitário III
- USF Rosa de Fatima
- USF Ipiranga
- USF Nova União
- USF Verdes Mares
- USF José Américo Integrada
Distrito Sanitário IV
- USF Viver Bem
- USF Alto Integrado
- USF Roger Integrado
- USF Matinha 2 – Paulo Afonso
- USF Ilha do Bispo
Distrito Sanitário V
- USF Bessa
- USF São José
- USF Bancários
- USF Altiplano
- USF Jardim Miramar 1